Olimpíada Geo-Brasil – OGB

Entre os dias 09/08 e 30/11, ocorrerá mais uma edição da “Olimpíada Geo-Brasil (OGB)”. Organizado por uma equipe voluntária de docentes de várias instituições Brasileiras, sob coordenação geral dos professores Clibson Alves dos Santos (Instituto de Ciências da Natureza da UNIFAL-MG), Raul Reis Amorim (Instituto de Geociências da UNICAMP), Pedro Maciel de Paula Garcia (Faculdade de Geociências da UFTM) e Márcio Abondanza Vitiello (Instituto de Ciências da Natureza da UNIFAL-MG), o evento é dividido em duas fases.

* Fase nacional – constituída pela Olimpíada Brasileira de Geografia (OBG) e pela Olimpíada Brasileira de Ciências da Terra (OBCT), as atividades acontecerão de forma conjunta, pois as questões da OBCT também fazem parte da OBG, contribuindo assim, para a pontuação na olimpíada.
* Fase internacional – consta da participação na International Geoghraphy Olympiad – iGeo para os alunos com o melhor desempenho na OBG e na International Earth Science Olympiad – IESO para os alunos com o melhor desempenho na OBCT. A seleção ocorre posteriormente a realização da fase presencial, por meio de regras definidas em regulamento específico. A participação nas edições internacionais, dependem de recursos financeiros e logísticos.

E tem como objetivo: envolver estudantes regularmente matriculados/as em escolas públicas e/ou particulares do Brasil, no nono ano do ensino fundamental ou no ensino médio; fortalecer o processo de construção do conhecimento geográfico;  e fomentar o ensino para a formação cidadã.

Público-alvo: Escolas Municipais, Estaduais, Federais, Técnicas ou Profissionalizantes, Militares (Estaduais ou Federais) e Particulares
Modalidade: on-line
Calendário: https://www.unifal-mg.edu.br/obgeografia/calendario/
Inscrições: https://www.unifal-mg.edu.br/obgeografia/inscricoes-e-acesso-ao-sistema/

Período de Inscrições com Valores Reduzidos
01 a 30/04/2021
Nova Data – 01/04 a 31/05/2021
Período de Inscrições com Valores Normais
01/05 a 30/06/2021
Nova Data – 01 a 30/06/2021
Escolas Públicas: Municipal ou Estadual (Ensino Regular) Isentas (somente até o dia 31/05)

Escolas Públicas: Federal, Escolas Técnicas ou Profissionalizantes Públicas e Militar (Estadual ou Federal) – R$30,00

Escolas Particulares – R$30,00

Todas as Escolas Públicas: Municipal, Estadual, Federal, Escolas Técnicas ou profissionalizantes e Militar (Estadual ou Federal) – R$50,00Escolas Particulares – R$80,00

Informações adicionais:

A sexta edição da Olimpíada Geo-Brasil conta com alguns diferenciais como a substituição da fase presencial pela 4ª fase on-line, no aumento de tarefas e na elaboração de um projeto de aplicação prática.

De acordo com o Prof. Clibson, “as atividades da olimpíada direcionam os estudantes a demonstrar a sua capacidade de análise e interpretação dos fenômenos geográficos e geocientíficos de modo integrado, e espera-se com isso, auxiliar no rompimento do dualismo geografia física x geografia humana que deve estar expressa nas metodologias de ensino e aprendizagem contidas na formação desses estudantes”.

Mais informações, no site do evento: https://www.unifal-mg.edu.br/obgeografia/

24 ago 2021
Expired!