Recital de Flauta e Violão – Programa Toda Música Para Todos!

Na próxima sexta-feira (23/11), às 20h, o “Programa Toda Música Para Todos!” apresenta um recital de flauta e violão com os músicos Ramón Moraes e Rafael Ávila. O evento será realizado no Auditório João Leão de Faria, na Sede da UNIFAL-MG, com entrada livre e gratuita.

Os músicos são reconhecidos instrumentistas no meio artístico local e nacional. O flautista Ramon Moraes é o atual regente da Camerata Theophillus da UNIFAL-MG. Doutor em música pela The University of Southern Mississippi e premiado internacionalmente como flautista e maestro, foi integrante de diversas orquestras nos Estados Unidos, com destaques para a Louisiana Philharmonic Orchestra e a Gulf Coast Symphony. Como flautista, apresentou-se em recitais e concertos na América do Sul, América do Norte e Europa.

O violonista Rafael Ávila é professor de violão nos conservatórios de Alfenas e São João del-Rei. O instrumentista é licenciado em Música pela Universidade Federal de São João del-Rei e se apresenta em diversas salas de música de Minas Gerais.

O repertório do duo visita os compositores J. Ibert, Bach, Villa-Lobos, Marco Pereira, Ian Clarke e Astor Piazzola. Entre as composições, obras fundamentais da música erudita brasileira como “O Trenzinho do Caipira”, de Villa-Lobos.

Ainda neste final de semestre acontecem outros concertos com a Camerata Theophilus, Madrigal Renascentista e Orquestra Popular. Além dos concertos individuais, no dia 08/12 os grupos realizam um concerto conjunto e no dia 15/12, a Camerata Theophillus e o Madrigal Renascentista participam da II Cantata de Natal de Alfenas.

O “Programa Toda Música Para Todos!” é uma articulação bem-sucedida entre três projetos consolidados na UNIFAL-MG:  Camerata Theophillus, Madrigal Renascentista UNIFAL-MG e Orquestra Popular da UNIFAL-MG. Dessa articulação, surgiram os projetos Vivências Musicais e Integrações Musicais, em 2018.

A proposta do programa, desde sua criação em 2017, é a difusão e fruição musical na UNIFAL-MG e na comunidade externa. O objetivo principal é fortalecer as ações de extensão universitária relacionadas à música, potencializando concertos, ensaios abertos, oficinas e intercâmbios culturais. E desta forma, imprimir um novo sentido em relação aos fazeres e saberes musicais em ambiente universitário sob a perspectiva de promover e difundir uma cultura musical amparada pelas diretrizes norteadoras da extensão universitária. A equipe gestora do programa é composta pelos técnico-administrativos Ivanei Salgado e Maria de los Angeles Castro Ballesteros, e pelos professores Mário Danieli Neto e Helena Maria dos Santos Felício.

Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail: cultura.unifal@gmail.com ou na Gerência de Cultura da Pró-Reitoria de Extensão da UNIFAL-MG.

23 nov 2018
Expired!