Seminários em Matemática: “Ações Afirmativas e seus impactos na UNIFAL-MG”

Nesta terça-feira, 18/06, o “Seminários em Matemática” contará com a palestra “Ações Afirmativas e seus impactos na UNIFAL-MG”. Programada para ocorrer às 16h na sala R-102, na Sede, a palestra contará com o discente Ronaldo Lopes como ministrante.

Os Seminários em Matemática integram um evento extensionista que tem como objetivo a criação de um ambiente de troca de saberes, ensino, divulgação e aprendizagem de temas relacionados à matemática, por meio de exposições de pesquisas por discentes, docentes e convidados da comunidade externa.

Sobre o tema da palestra

As políticas de ações afirmativas visam promover o acesso de indivíduos pertencentes a grupos sub-representados a um determinado contexto, geralmente marcados por um passado de exclusão. No cenário universitário brasileiro, essas políticas são utilizadas desde 2003. Com a Lei de Cotas, em 2012, tornou-se obrigatório que universidades, institutos e centros federais de educação reservem, no mínimo, metade de suas vagas para estudantes egressos de escolas públicas, respeitando aspectos sociais e raciais. A presente pesquisa visou identificar o impacto das ações afirmativas, em especial, das cotas de ingresso nos cursos de graduação da UNIFAL-MG com base nos dados dos estudantes ingressantes no ano de 2018. Foram analisados 27 cursos da universidade e, os resultados indicam que, em 2018, as vagas destinadas para estudantes egressos de escolas públicas não foram ocupadas em sua totalidade. Além disso, percebeu-se que os ingressantes com renda superior 1,5 salário mínimo per capita foram os mais beneficiados pelas cotas na UNIFAL-MG como um todo. O impacto das ações afirmativas é relevante na UNIFAL-MG, sendo mais evidente nos cursos da área de Ciências Biológicas e Saúde e, também, nos cursos de Bacharelado.

18 jun 2019
Expired!