Seminários em Matemática: palestra sobre ressonâncias assimétricas

Na sexta-feira, 11/10, o evento “Seminários em Matemática” contará com a palestra “Ressonâncias assimétricas no espalhamento de luz por nanopartículas e aplicações em plasmônica e metamateriais”. Programada para ocorrer às 16h, na sala D-413 (LEMA), na Sede, a palestra será ministrada pelo professor Tiago Arruda, do Departamento de Física do Instituto de Ciências Exatas da Universidade.

Os Seminários em Matemática integram um evento extensionista que tem como objetivo a criação de um ambiente de troca de saberes, ensino, divulgação e aprendizagem de temas relacionados à matemática, por meio de exposições de pesquisas por discentes, docentes e convidados da comunidade externa.

Sobre a palestra

Conforme a organização, neste seminário, usando parâmetros realistas e a teoria de Lorenz-Mie, a qual se baseia na expansão multipolar dos campos eletromagnéticos em uma base de funções harmônicas, será apresentada algumas aplicações envolvendo o controle do espalhamento, da emissão e da absorção de luz em sistemas compostos por nanopartículas com revestimentos plasmônicos.

11 out 2019
Expired!