Apresentação

O Programa de Pós-Graduação em Biociências Aplicadas à Saúde da Universidade Federal de Alfenas (PPGB) destina-se à formação de pessoal altamente qualificado para as atividades de pesquisa e para o exercício do magistério superior. A inscrição no programa está aberta a candidatos que sejam diplomados em curso superior reconhecido pelo MEC.

O programa, que oferece cursos em nível de Mestrado e Doutorado, estrutura-se em 02 áreas de concentração, nas quais estão em andamento projetos em que se inserem todo o corpo docente permanente, discentes matriculados, egressos, alunos de iniciação científica e pesquisadores colaboradores.

O PPGB foi aprovado com conceito 4 pela Capes. O Mestrado iniciou suas atividades no 2º semestre de 2011 e o Doutorado no 2º semestre de 2015 ambos com o objetivo de formar profissionais capacitados a desenvolver pesquisa e docência na área proposta. O curso de Mestrado tem a duração média de 24 meses e o Doutorado a duração média de 48 meses.

O número de vagas definido está sempre condicionado a disponibilidade de orientação dos docentes credenciados no programa e ao exame de seleção executado semestralmente e divulgado por meio dos editais.

 

Áreas de Concentração:

1- Fisiopatologia

Estudo das alterações endócrinas, termorregulatórias e comportamentais geradas pelo estresse decorrente da ativação do sistema imune. Efeitos e mecanismos de ação de fitoterápicos em modelos experimentais de doenças. Estudo das alterações fisiológicas que ocorrem nos sistemas cardiovascular e respiratório durante o exercício físico. Exercício físico e gestação. Proliferação,at ivação e diferenciação celular em situação normal, patológica ou durante a gestação.

 

2- Neurociências e Comportamento

Estudo Morfológico e quantitativo no sistema nervoso central e periférico em animais modelo. Avaliação do envolvimento de áreas do sistema nervoso central na regulação do comportamento animal e sua associação com o equilíbrio hidroeletrolítico e interação com o sistema cardiovascular. Estudo dos neurotransmissores envolvidos nos mecanismos centrais para o controle do comportamento. Avaliação Comportamental em animais durante a gestação normal e após a administração de extratos vegetais, drogas e agentes infecciosos.

 

Área do CNPQ: Ciências da Saúde número: 4.00.00.00-1