Universidade Federal de Alfenas      

Educação Ambiental como Instrumento de Gestão (CEA 015)

  • Código: CEA 015.
  • Nível: Mestrado Acadêmico.
  • Obrigatória: Não.
  • Carga Horária: 60 horas.
  • Creditos: 4.
  • Ementa
    • A Questão Ambiental e a Educação: conceitos, histórico e perspectivas. Fundamentos da Educação Ambiental como área do conhecimento teórico, científico-metodológico e aplicado às ciências ambientais. Princípios e objetivos da Educação Ambiental. Educação Ambiental e os PCN´s. Educação Ambiental como Instrumentos. Desenvolvimento Sustentado. Planejamento Ambiental. Impacto Ambiental. Conservação e Valoração Ambiental. Percepção Ambiental. Alfabetização Ecológica. A Educação Ambiental no estudo integrado da Bacia Hidrográfica. Educação Ambiental na prevenção de desastres. Práticas em Educação Ambiental.
  • Bibliografia
    • CAPRA, F. Alfabetização Ecológica. Cultrix, São Paulo, 2007.
    • DIAS, G. F. Educação Ambiental: Princípios e Práticas, 8ª Ed. GAIA, São Paulo, 2003.
    • LEFF, E. Saber Ambiental: Sustentabilidade, Racionalidade, Complexidade e Poder, 3ª Ed., Editora VOZES, Rio de Janeiro, 2001.
    • BRASIL. Ministério do Meio Ambiente/SBF. Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza - SNUC, Brasília 2002.
    • RICKEFS, R. A Economia da Natureza. Editora Guanbara Koogan. 5ª Edição, Rio de Janeiro 2003. TAIZ, L. & ZEIGER, E. Fisiologia Vegetal. Editora Artmed. 3ª Edição.
    • SACHS. I. Desenvolvimento Includente, sustentável, sustentado. Rio de Janeiro. SEBRAE, 2004.