Laboratório de Pesquisa em Química Farmacêutica

Maiores informações referente ao Laboratório de Pesquisa em Química Farmacêutica acesse página aqui.

 

Coordenação:

 
Prof. Diogo Teixeira Carvalho
 

Possui graduação em Farmácia-Bioquímica pela UNIFAL-MG,  mestrado em Fármacos e Medicamentos pela FCF-USP e doutorado em Ciências Farmacêuticas pela FAFAR-UFMG. Seus trabalhos em nível de pós-graduação foram na área de Química Farmacêutica Medicinal. É professor associado da FCF junto às disciplinas de Introdução à Síntese de Fármacos, Química Orgânica Medicinal e Química Farmacêutica Medicinal II. É orientador de mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da UNIFAL-MG. Sua área de atuação é o planejamento e síntese de substâncias potencialmente bioativas, em especial antibacterianos, antifúngicos e antiparasitários, geralmente derivados heterocíclicos obtidos por semi-síntese a partir do eugenol e substâncias correlatas.

 

 Profa. Marcia Paranho Veloso
 

Possui graduação em Química (Bacharelado) pela UFV, mestrado em Agroquímica (área Fitoquímica) pela UFV e doutorado em Química Orgânica (área Química Medicinal) pela UFRJ. É professora associada da FCF, atuando ainda nos Laboratórios de Fitoquímica e Química Medicinal e Laboratório de Modelagem Computacional (LaModel).  Criou e coordenou o Curso de Química (Bacharelado com atribuições tecnológicas e Licenciatura). É professora do Quadro Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da UNIFAL-MG. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Medicinal, Química Orgânica, Modelagem Molecular, Síntese Orgânica e na área de Inovação, Propriedade Intelectual, Transferência de Tecnologia e Empreendedorismo. Participa do INCT-INOFAR como pesquisadora e agente de inovação. Criou e é a diretora da Agência de Inovação e Empreendedorismo da UNIFAL-MG. Criou e é a presidente do conselho da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da UNIFAL-MG – NidusTec.

 

Prof. Lucas Lopardi Franco

Possui graduação em Farmácia-Bioquímica pela UFJF, mestrado em Saúde pela UFJF, com área de atuação em síntese de di-hidroperóxidos e doutorado em Ciências-Química pela UFMG, com área de atuação em síntese de carboidratos. Realizou dois estágios pós-doutorais no Departamento de Química da UFMG, com atuação em síntese de ligantes e complexos bioativos potenciais e em síntese de híbridos do donepezil. É professor adjunto na UNIFAL-MG, junto à FCF, e professor das disciplinas Métodos de identificação de compostos orgânicos, Introdução à Síntese de Fármacos, Química Orgânica Medicinal e Química Farmacêutica II. Sua área de atuação está focada no planejamento, síntese e avaliação biológica de compostos heterocíclicos e derivados de carboidratos.