EDITAL001/2019 -SELEÇÃO DE MESTRADO 2019-PMPGCF

EDITAL001/2019 -SELEÇÃO DE MESTRADO 2019-PMPGCF- CLIQUE AQUI

Inscrições Online do Processo Seletivo para o Mestrado PMPGCF do Edital 001/2019 (No periodo: 18/03/2019 à 21/06/2019)- CLIQUE AQUI

Docentes e numeros de Orientação para Mestrado:

- Alexandre Giusti Paiva - 2 vagas

- Angel Roberto Barchuk - 02 vagas

O comportamento social consiste nas diferentes possibilidades de interação entre indivíduos da mesma espécie. Alguns animais, como ursos polares e mosquitos, quase nunca interagem com outros membros da espécie. Já os animais sociais vivem em grandes grupos e frequentemente manifestam comportamentos cooperativos, como no caso dos lobos. Os casos de organização social mais elevada são encontrados em formigas, abelhas, vespas, e térmites. O Grupo de Pesquisa tem como objetivo fundamental desvendar processos fisiológicos, morfológicos, celulares e moleculares que conduzem ao desenvolvimento de polifenismos em insetos (associados ao surgimento da socialidade) e como eles evoluem a partir de grupos de insetos que carecem desta plasticidade. Estes problemas são abordados mediante a utilização de insetos modelo como as abelhas. Por outro lado, o Grupo possui como modelo de estudo o caruncho do feijão (Zabrotes subfasciatus), o qual permite análises comportamentais, fisiológicas, morfológicas e moleculares da determinação da escolha de hospedeiro, usualmente, Phaseolus vulgaris. Neste sistema biológico pode ser testado o desenvolvimento de diferenteslife-history traits, particularmente a fecundidade, a qual possui interesse econômico.

E-mail: barchuk@unifal-mg.edu.br

- Giovane Galdino de Souza - 01 Vaga

A linha de pesquisa do Prof. Giovane investiga o efeito de recursos farmacológicos e não farmacológicos (exercício físico e alguns recursos fisioterapêuticos) em modelos de dor em ratos e camundongos. Além disso, é investigada a participação de células da glia, bem como os mediadores envolvidos em sua ativação, em modelos animais de osteoartrite, neuropatia e dor muscular.

E-mail: giovanegsouza@yahoo.com.br

Fone: 35-3701 1921

- Roseli Soncini - 02 vagas

Linha de pesquisa

O principal foco é entender como a dinâmica do sistema respiratório é prejudicada quando doenças e obesidade comprometem o pulmão. Para estudar com detalhes é necessário analisar as vias aéreas, os alvéolos e outros componentes para compreender, em níveis celulares e moleculares, o mecanismo da doença e, desta forma, vislumbrar alguma possibilidade do reparo do sistema respiratório.

Laboratório de Fisiologia Respiratória

E-mail: soncinir@yahoo.com.br