Apresentação

O Programa de Mestrado em Educação da Unifal-MG tem como objetivo geral desenvolver pesquisas e formar pesquisadores na área da educação, abrangendo temas relativos aos fundamentos históricos e filosóficos da educação, aos sistemas de ensino e às múltiplas esferas sociais nas quais a educação se faz presente. Considerando a atuação e o perfil dos docentes envolvidos no Programa, as demandas crescentes da sociedade por profissionais especializados em Educação e a inexistência de cursos desse nível na região, este Programa objetiva tornar-se importante referência na área da educação. Isso deve reforçar ainda mais o papel da Unifal-MG como formadora de recursos humanos de excelência, atuando em contextos regional e nacional, como uma instituição agregadora e geradora de conhecimento em questões acadêmicas e científicas que podem e devem subsidiar programas e ações importantes para a sociedade.
 
O Programa de Mestrado em Educação pressupõe bastante dedicação do discente. Ainda que não seja necessária uma dedicação integral (pois, isso só é solicitado ao discente Bolsista), é preciso reservar um tempo razoável da semana para estudos. 
No primeiro ano, por exemplo, além de cumprir 16 créditos em disciplinas (8 créditos em disciplinas obrigatórias e 8 em disciplinas eletivas), o discente precisa desenvolver o Estágio Docente, participar de grupos de pesquisa e das atividades de orientação sempre que for solicitado, além de outras atividades atinentes à pós-graduação. Como cada orientador/a tem uma metodologia de trabalho, o PPGE não tem condições de afirmar quanto tempo semanal cada estudante precisa dedicar, pois isso é variável também em função do tipo de pesquisa que irá desenvolver.
Quanto ao horário e dia das disciplinas, o PPGE tem, costumeiramente, distribuído as disciplinas às quartas e quintas no período diurno (manhã e tarde), mas isso não significa que as disciplinas não possam estar alocadas em outros dias da semana e até mesmo no horário noturno. Ainda sobre as disciplinas, é comum haver oferta de disciplinas em períodos concentrados. 
Cabe ao programa informar que os horários de aula são divulgados semestralmente na sua própria página.
 
 
O Mestrado em Educação é cursado na sede de Alfenas, o curso é gratuito, as aulas são ofertadas semanalmente, presencial, período integral (durante o dia), duração do curso em 24 meses.