Linhas de Pesquisa

  • Culturas, Práticas e Processos na Educação
Descrição: A linha de culturas, práticas e processos na educação dedica-se às pesquisas sobre a educação em seus diferentes níveis de ensino por meio do estudo das culturas escolares e familiares associadas às práticas e aos processos de ensino e de aprendizagem, assim como as diferentes linguagens neles implicadas.

A linha se estrutura em dois eixos temáticos:

Eixo 01: Práticas Escolares, Didática e Currículo
Professores 
Permanentes:: Fabiana de Oliveira, Helena Maria dos Santos Felício e Olavo Pereira Soares.

Eixo 02: Linguagem, Alfabetização e Letramento
Professores: 
Permanentes: Celso Ferrarezi Junior,  Maria Emília Almeida da Cruz e Vanessa Girotto.

 
  • Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias

Descrição: A linha de Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias visa promover pesquisas fundamentais em Ensino de Ciências (Física, Química, Biologia), Matemática e suas Tecnologias, além das Tecnologias Educacionais. As temáticas de pesquisa da linha abrangem as agendas contemporâneas de pesquisa na área de Ensino de Ciências e Educação Matemática com foco na formação de professores, currículo de ciências, enfoque CTS, Educação em Ciências para a Cidadania, Linguagens, Educação Matemática, Tecnologias Educacionais e  Processos de ensino e de aprendizagem.
Professores Permanentes: Frederico Augusto Toti, Gabriel Gerber Hornink, Guilherme Henrique Gomes da Silva, Keila Bossolani Kiill e Rejane Siqueira Júlio.

 

  • Estudos em Educação: fundamentos, teorias pedagógicas e desenvolvimento humano

Descrição: A linha dedica-se às pesquisas sobre educação considerando seus pressupostos históricos, filosóficos e sociológicos. Para tanto, considera a educação intrinsecamente vinculada à sociedade, sendo, portanto, econômica, política e historicamente determinada, a partir de uma perspectiva histórico-cultural. Por meio de tais pressupostos, a linha privilegia a investigação de temas como: história da educação brasileira; história das instituições escolares e suas formas de socialização na produção e constituição do sujeito no contexto escolar; história da profissão docente; trabalho e educação; filosofia e educação; crítica filosófica às teorias pedagógicas; movimentos sociais e educação; juventude e educação. A linha ocupa-se, portanto, de trabalhos investigativos que discutem os aspectos sociais, epistemológicos, psicológicos, éticos, políticos e históricos da educação.

Professores Permanentes: André Luiz Sena Mariano, Claudia Gomes, Cristiane Fernanda Xavier, Luís Antônio Groppo, Marcos Roberto de Faria, Natalino Neves da Silva e Paulo Romualdo Hernandes.

Professores Colaboradores: Juliana Miranda Filgueiras e Silvia Ester Orrú
 
Professores Visitantes: Sônia Aparecida Siquelli