Chamada para alunos especiais (disciplina isolada)

Atenção!

O PPGPS receberá inscrições para discentes especiais (disciplina isolada), para disciplina a ser ofertada no 2º semestre de 2019. Os interessados deverão apresentar as seguintes cópias de documentos: diploma ou certificado de conclusão de curso, RG, currículo lattes e justificativa (carta de intenção) de até 1 página. Inscrições: 22 a 24 de julho, entre 13:30 e 16:30 (sala A107 C).

Disciplina: O colapso do modelo desenvolvimentista e a emergência de novos modos de existência.

Carga horária: 60h (4 créditos) Horário: terça-feira – 14h às 18h

Prof.: Tom Rodrigues

Ementa: Colapso do modelo desenvolvimentista contemporâneo (capitalista, patriarcal, antropocêntrico, produtivista, extrativista, colonizador e calcado no mito do crescimento ilimitado e ininterrupto e na superexploração do trabalho-natureza) e suas implicações ambientais, sociais, políticas, culturais e econômicas. Sustentabilidade: conceito, antecedentes históricos (emergência, atores e interesses envolvidos, a atuação de movimentos sociais altermundialistas), críticas, desafios para a sua implementação e novas elaborações. Novos modos de existência - descolonizando o imaginário e produzindo novas utopias: alternativas para a refundação dos nossos modos de pensar e viver. Apresentação de propostas conceituais (bem viver, decrescimento, pós-extrativismo, comuns, desglobalização, direitos da natureza, teoria de gaia, etc.) e de evidências empíricas concretas sobre ações, intervenções, comunidades, empreendimentos, etc. desenvolvidos a partir da lógica sustentável e regenerativa.

Objetivos: (1) Problematizar o modelo desenvolvimentista contemporâneo, mostrando que a crise ambiental por ele engendrada é também uma crise geopolítica, econômica, civilizatória (manutenção da vida em sociedade), institucional, de segurança pública, social e cultural. (2) Apresentar e debater alternativas sistêmicas/sustentáveis a esse modelo hegemônico.

Observação: Os alunos não selecionados terão 30 dias para retirada dos documentos apresentados para inscrição. Caso a retirada não ocorra os documentos serão eliminados.

sexta-feira, 12 Julho, 2019 - 11:37