Formulários

Atenção! Os formulários abaixo devem ser enviados em PDF/A.

1. Bolsas

1.1 Passo a passo para implementação de bolsas, aqui (importante)!
1.2 Relatório de bolsa (parcial e final), aqui.
1.3 Termo de Compromisso do bolsista, aqui.
Obs.: deverá ser acompanhado de cópia da carteira de trabalho (páginas de identificação, do úlitmo contrato e primeira página seguinte em branco), recisão de contrato ou comprovante de afastamento sem percepção de vencimentos.

2. Estágio docente

2.1 Estágio docente, aqui. Atenção: o discente deverá definir com o orientador a disciplina e respectivas atividades a serem realizadas, todas com caráter de ensino. De um total de 30 horas, somente 6 delas (20%) poderão ser com aulas ministradas pelo discente. Para outros detalhes, a Regulamentação de Estágio Docente na UNIFAL-MG deverá ser consultada em "Normas".

2.2 Relatório de estágio docente, aqui.

3. Matrícula

3.1 Cadastro de aluno regular, aqui.
3.2 Primeira matrícula, aqui.

4. Diploma

4.1 Termo de autorização para publicação na BDTD, aqui. (Observação: este termo é necessário para a entrega da versão final na biblioteca. O contato com as bibliotecárias, Natália ou Patrícia, deverá ser feito antes, para adequação do trabalho às normas da biblioteca da UNIFAL-MG, e a versão digital final em .pdf também deverá ser enviada à secretaria por e-mail. Contatos: https://www.unifal-mg.edu.br/bibliotecas/contatos).

4.2 Solicitação de diploma, aqui. Novo! (Observação: os documentos devem ser digitalizados no setor de protocolo ou pelo próprio solicitante em um único arquivo, no formato PDF/A. O histórico do mestrado, assim como a ata de defesa e a homologação de título serão anexados pela secretaria. A homologação de título está condicionada à entrega da versão final do trabalho na biblioteca.)

4.3 Modelo de procuração para o diploma, aqui.

5. Outros

5.1 Plano de estudos, aqui.
5.2 Modelo de procuração, aqui.
5.3 Modelo de cronograma para solicitação de prorrogação de prazo*, aqui.
5.4 Requerimento de aproveitamento e transferência de créditos, aqui.
5.5 Solicitação de exame qualificação, aqui.
5.6 Solicitação de defesa de dissertação, aqui. Ingressos a partir de 2016 também devem apresentar, até a data da solicitação da defesa, comprovante de submissão de artigo à revista com qualis mínimo B na área interdisciplinar. Além do comprovante, o texto também deverá ser enviado em .pdf).**

*Além deste formulário, é necessário apresentar uma justificativa assinada pelo discente e respectivo orientador, com as devidas comprovações se for o caso. Enviar por correio eletrônico uma cópia do histórico acadêmico e abrir um processo no setor de protocolo, endereçado à Coordenação do PPGPS.

**Por ordem da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graudção, nos agradecimentos, a dissertação deverá constar: "O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001".
Caso não seja inserido este parágrafo ao menos na versão final, o título não será homologado.

Atualizado em 02/09/2020.