Ementas

Ementas

QUI 002 – Físico-Química Avançada
Responsáveis:
Luciano Sindra Virtuoso
Nelson Henrique Teixeira Lemes
Ementa: Trabalho e calor; As três leis da termodinâmica; Energia livre; Equilíbrio químico; Equilíbrio de fases; Soluções; Cinética química; introdução a termodinâmica estatística.
Número de Créditos: 4

QUI 003 – Físico-Química de Biomacromoléculas
Responsável:
José Maurício Schneedorf Ferreira da Silva
Ementa: Análise morfofuncional de proteínas e enzimas, ácido nucléicos, lipídios e carboidratos complexos. Princípios fundamentais. Estrutura das macromoléculas. Partículas coloidais (forma, estrutura, solvatação), comportamento óptico, mecânico, cinético, e elétrico dos colóides, fenômenos de superfície. Fatores influenciando a seleção de processos de extração e de fracionamento de produtos naturais. Estrutura e conformação das proteínas. Métodos micrométricos para determinar as propriedades físicas e químicas das macromoléculas biológicas (determinação das propriedades moleculares, critério de pureza e homogeneidade das proteínas, espectrofotometria, cromatografia, microcalorimetria, eletroforese, focalização isoelétrica, polarografia e ultracentrifugação).
Número de Créditos: 2

QUI 004 – Fundamentos da Química Analítica
Responsável:
Pedro Orival Luccas
Ementa: Estatística aplicada à Química Analítica. Equilíbrio químico. Teoria de titulações.
Número de Créditos: 4

QUI 005 – Mecânica Quântica Aplicada: Métodos de Estrutura Eletrônica
Responsável:
Ihosvany Camps Rodríguez
Ementa: Apresentação de diferentes métodos e/ou teorias utilizados na determinação da estrutura eletrônica a partir da qual podem ser determinadas várias das propriedades dos sistemas químicos. (Exemplo: Energias Moleculares e estruturas de configuração, Freqüências vibracionais, Espectros de Infravermelho e Raman, Propriedades Termoquímicas, etc.). Introduzir a utilização de softwares utilizados na Química Computacional. Temas: 1) Equação de Schrodinger, 2) Hamiltoniano Molecular, 3) Unidades Atômicas, 4) Aproximação de Born-Oppenheimer, 5) Teoria de Hartree-Fock, 6) Orbitais Moleculares, 7) Principio Variacional, 8) Métodos de correlação eletrônica, 9) Teoria de perturbações, 10) Teoria do Funcional da Densidade, 11) Química Computacional: GAUSSIAN, SIESTA, etc.
Número de Créditos: 6

QUI 006 – Métodos Físicos de Análise
Responsáveis:
Eduardo Tonon de Almeida
Gaël Yves Poirier
Marcelo Henrique dos Santos
Fábio Luiz Pissetti
Ementa: Espectroscopia no Infravermelho, Espectroscopia no Ultravioleta e no Visível, Ressonância Magnética Nuclear, Análise Térmica, Espectrometria de massa, Difração de raios X.
Número de Créditos: 6

QUI 007 – Métodos In Vivo de Avaliação de Alimentos
Responsável:
Luciana Azevedo
Ementa: Composição e valor nutricional de grupos alimentares. Métodos de avaliação da qualidade nutricional de proteínas e minerais e fatores que afetam a qualidade nutricional. Traçadores isotópicos na determinação da biodisponibilidade de minerais. Alimentos funcionais. Mutação e câncer humanos. Avaliação de mutagenicidade e antimutagenicidade de compostos alimentares.
Número de Créditos: 6

EST 008 – Planejamento e Análise de Experimentos
Responsável:
Não definido
Ementa: Conceitos básicos. Princípios básicos da experimentação. Planejamento de experimentos. O papel da estatística na experimentação; a análise de variância; os delineamentos básicos: inteiramente ao acaso, blocos completos casualizados e quadrados latinos; experimentos fatoriais; experimentos em parcelas subdivididas; grupos de experimentos; modelos em classificação hierárquica; regressão linear múltipla; tópicos em experimentação. Uso de programas computacionais para análise estatística.
Número de Créditos: 4

QUI 009 – Príncipios de Automação e Análise em Fluxo
Responsável:
Pedro Orival Luccas
Ementa: Introdução aos métodos automáticos de análise ;Componentes de sistema FIA; Modalidades de FIA;Dispersão em sistemas FIA; Principais detectores empregados em FIA; Aplicações de FIA com diferentes detectores; Sistema de Análise por Injeção Seqüencial (SIA); Aplicações de FIA e SIA para determinação de analitos de interesse farmacêutico. Eletrônica Analógica; Principais componentes da eletrônica analógica e seus princípios de funcionamento; Eletrônica Digital; Principais componentes da eletrônica digital e seus princípios de funcionamento Programação em linguagem Visual Basic para aquisição de dados e controle de equipamentos, via interface paralela padrão e PCL 711.
Número de Créditos: 3

QUI 010 – Química dos Complexos Organometálicos
Responsável:
Eduardo Tonon de Almeida
Ementa: Propriedades gerais dos complexos organometálicos, compostos ciclometalados, clusters e ligação metal-metal, reatividade, catálise homogênea e híbrida, aplicações em síntese orgânica. Tem por objetivos: fornecer aos discentes sólidos conhecimentos em Química Organometálica preparando-os para o exercício da docência superior e da pesquisa acadêmica.
Número de Créditos: 4

QUI 011 – Química Inorgânica Avançada
Responsáveis:
Fábio Luiz Pissetti
Eduardo Tonon de Almeida
Márcia Regina Cordeiro
Ementa: Química dos compostos de coordenação, Teoria da Ligação de Valência (TLV), Teoria do Campo Cristalino (TCC), Teoria do Campo Ligante (TCL), Estruturas e números de coordenação, Isomerismo, reações, cinética, mecanismo.
Número de Créditos: 6

QUI 012 – Química Orgânica Avançada

Responsáveis:

Cláudio Viegas Júnior
Daniela Aparecida Chagas de Paula
Danielle Ferreira Dias

Marisi Gomes Soares

Ementa: Aspectos de Estereoquímica estática e dinâmica; Reações de substituição nucleofílica; Reações de adição eletrofílica; Aspectos mecanísticos e estereoquímicos; Reações de redução; Reações de oxidação; Adição nucleofílica ao grupo carbonila; Reações de compostos heterocíclicos aromáticos. Tem por objetivos: proporcionar mestrando conhecimentos teóricos sobre os principais tópicos da Química Orgânica necessários para sua qualificação científica e profissional.
Número de Créditos: 4

BIO 013 – Radicais Livres: Aspestos Químicos e Biológicos
Responsável:
Não definido
Ementa: 1.Formação de espécies oxidantes de oxigênio e de nitrogênio e de radicais livres em sistemas químicos e em sistemas biológicos. 2. Sistemas antioxidantes enzimáticos e não enzimáticos. 4. Modelos químicos de produção e detecção de oxidantes e radicais livres. 3. Detecção de oxidantes e radicais livres em células. 4. Alvos celulares de oxidantes e radicais livres. 5. Lesões oxidativas celulares. 6. Processos degenerativos associados a estresse oxidativo e nitrosativo. 7. Papéis fisiológicos de oxidantes e radicais livres. 8. Processos redox de sinalização celular.9. Prospecção de antioxidantes naturais. 10. Estratégias químicas para o planejamento de antioxidantes sintéticos.
Número de Créditos: 4

QUI 014 – Seminários do PPGQ-UNIFAL
Responsáveis:
Antônio Carlos Doriguetto
Ementa: Seminários ministrados pelos discentes do PPGQ-UNIGAL-MG e convidados especialistas nas quatros áreas de concentração da Química e áreas afins.
Número de Créditos: 1

QUI 015 – Química Medicinal Avançada
Responsáveis:
Cláudio Viegas Júnior
Ementa: Estudo das razões moleculares de ação dos fármacos: origem dos fármacos, desenvolvimento da química medicinal moderna, estudos de relação entre a estrutura química e a atividade farmacológica, incluindo o planejamento e o desenho estrutural de novas substâncias que possuam propriedades farmacoterapêuticas úteis, capazes de representarem novos fármacos e aspectos químicos relacionados à produção de fármacos e protótipos de candidatos a fármacos em escala industrial.
Número de Créditos: 4

QUI 016 – Técnicas Eletroquímias: Métodos e Aplicações
Responsável:
Alzira Maria Serpa Lucho
Ementa: Potenciometria, coulometria, cronoamperometria, voltametria linear, voltametria cíclica, polarografia e técnicas de pulso, aplicações das técnicas no desenvolvimento de sensores eletroquímicos com fins eletroanalíticos.
Número de Créditos: 4

QUI 017 – Tópicos Especiais em Química I
Responsáveis:
Não definidos
Ementa: A ementa é variável atendendo a demanda específica de projetos de pesquisa em desenvolvimento junto ao Programa de Pós-Graduação em Química.
Número de Créditos: 3

QUI 018 – Tópicos Especiais em Química II
Responsáveis:
Não definidos
Ementa: A ementa é variável atendendo a demanda específica de projetos de pesquisa em desenvolvimento junto ao Programa de Pós-Graduação em Química
Número de Créditos: 4

QUI 019 – Tópicos Especiais em Química III
Responsáveis
Não definidos
Ementa: A ementa é variável atendendo a demanda específica de projetos de pesquisa em desenvolvimento junto ao Programa de Pós-Graduação em Química
Número de Créditos: 5

QUI 020 – Vidros e Vitrocerâmicas
Responsáveis
Gaël Yves Poirier
Ementa: Introdução aos conceitos termodinâmicos, cinéticos e estruturais do estado vítreo. Processos de cristalização em materiais amorfos. Aplicações dos materiais vítreos e vitrocerâmicos (fibras ópticas, amplificadores ópticos, armazenamento de dados etc).
Número de Créditos: 6

QUI 021 – Tese de Doutorado
Responsáveis
Não definido
Ementa: Desenvolvimento, Redação e Tese de Doutorado.
Número de Créditos: 32

QUI – Seminários em Educação Química
Responsáveis

Não definido
Ementa: Apresentação e discussão dos projetos de pesquisa desenvolvidos na área de Educação Química; apresentação de seminários que abordam diferentes temáticas relacionadas às linhas de pesquisa, envolvendo os pós-graduandos, palestrantes da UNIFAL/MG e externos.
Número de Créditos: 02

QUI – Fundamentos da Pesquisa em Ensino de Química/Ciência
Responsáveis:
Ementa: Fundamentos e perspectivas atuais da pesquisa em ensino de Química/Ciências. As origens e evolução da pesquisa em ensino de Química/Ciências. Contribuições da pesquisa para a aprendizagem e para a formação de professores. Principais tendências da produção científica na área. Fundamentos e metodologias das pesquisas qualitativas e quantitativas na área de ensino de Química/Ciências. Definição do projeto de dissertação/tese.
Número de Créditos: 04

QUI – Ensino e aprendizagem de conceitos químicos no ciclo básico
Responsáveis:
Ementa: Estudo e análise de conceitos químicos desenvolvidos no ensino básico; análise das concepções dos estudantes sobre tais conceitos químicos; estudo e discussão sobre resultados das pesquisas em ensino de Química e Ciências como meio de reflexão para elaboração de novos materiais para ensino de Química.

Número de Créditos: 04

QUI – Instrumentação para o Ensino de Química em Nível Superior
Responsáveis:

Ementa: Tendências atuais no ensino de Química; estratégias de ensino e aprendizagem em Química (aprendizagem cooperativa e colaborativa, aprendizagem baseada em casos investigativos, mapas conceituais); história da Química no ensino de Química; teorias de aprendizagem; programa de ensino: componentes e características; o ensino experimental em Química; novas tecnologias no ensino de Química.
Número de Créditos: 04

QUI – Topicos Especiais em Educação em Química/Ciênciais
Responsáveis:

Ementa: A ementa é variável atendendo a demanda específica de projetos de pesquisa da área de concentração Educação em Química em desenvolvimento junto ao Programa de Pós-Graduação em Química.
Número de Créditos: 04

QUI 022 – Preparo de amostras para análise de compostos orgânicos
Responsáveis:
Eduardo Costa de Figuereido
Ementa: Estudo dos aspectos operacionais e metodológicos de processos de preparo de amostras de diversos interesses: farmacêutico; ambiental; clínico e alimentício para análise de espécies orgânicas e inorgânicas, especialmente as técnicas de filtração, extração líquido-líquido, extração em fase sólida, microextração em fase sólida, microextração em fase líquida, mineralização e técnicas de preparo para análises espectroscópicas.
Número de Créditos: 04