Frequência

Frequência

 Orientações como preencher a Folha de Ponto

Folhas de Ponto

A folha de ponto é um documento oficial, através da qual se verifica a entrada e saída dos servidores Técnico-Administrativos e dos Professores Substitutos, nos respectivos períodos de trabalho.

A folha de ponto é emitida no início de cada mês e a Seção de Cadastro é o setor responsável pela sua distribuição.

A folha de ponto deve ser devolvida preenchida até o 5º dia útil do mês subsequente, para as devidas anotações nas fichas funcionais.

Preenchimento

As principais dúvidas quanto ao preenchimento dizem respeito aos vistos em dias atípicos, como licenças, férias, feriados e faltas. Para sanar essas dúvidas, lembramos que o preenchimento da folha de ponto deve ser diário, ou seja, tanto o servidor quanto seu superior imediato devem vistar o ponto no término do expediente.

Dessa forma, nos dias em que o servidor estiver usufruindo férias, estiver de licença, falta abonada ou qualquer outra ocasião que não esteja presente, somente seu chefe deve vistar o ponto, informando o código da ocorrência.

Nessa mesma linha de raciocínio, nos dias em que o chefe imediato também não estiver presente, como feriados e finais de semana ninguém deve assinar o ponto.

O servidor que trabalha no regime de 8 horas diárias deve fazer um intervalo de, no mínimo, uma hora entre sua saída do período da manhã e do período da tarde.

A folha de ponto manual tem fé pública desde que não esteja rasurada e tenha a assinatura do supervisor responsável pelo setor.

Rasuras

Por tratar-se de documento oficial, a folha de ponto não pode ser rasurada. Em pequenos casos, é possível utilizar corretivo, mas sempre acompanhado de uma anotação no campo “Observação” explicando a alteração e com assinatura do servidor.

Caso haja um erro incorrigível ou a folha de ponto for danificada, a segunda via deverá ser solicitada à Seção de Cadastro, pelo telefone (35) 3701-9181 ou pelo e-mail cadastro@unifal-mg.edu.br.