Perguntas Frequentes

Pesquisa


Onde encontro os editais de iniciação científica?

Resposta: Os editais de iniciação científica estão disponíveis no endereço eletrônico:

Como faço para retirar meu certificado após finalizada a iniciação científica?
Resposta: Após entregue e analisado o relatório final, no prazo estabelecido nas Normas dos Programas Institucionais de Iniciação Científica. Os integrantes do projeto deverão solicitar o certificado aqui.

Sou colaborador em um projeto de iniciação científica. Recebo certificado?
Resposta: Sim. Todos os colaboradores, desde que tenham sido registrados no projeto pelo coordenador, poderão receber o certificado. 

Quais são os pogramas de iniciação científica com bolsa oferecidos na UNIFAL-MG?
Resposta: A UNIFAL-MG divulga durante o ano os seguintes editais de iniciação científica:

  • PROBIC (Bolsa Institucional);
  • PIBIC/CNPq;
  • PIBITI/CNPq
  • PIBIC-EM/CNPq;
  • CsF/CNPq/CAPES;
  • Jovens Talentos/CAPES;
  • PIBICT/FAPEMIG;
  • BIC-Jr/FAPEMIG.

Onde encontro as Normas dos Programas de Iniciação Cientifica?
Resposta: As Normas dos Programas de Iniciação científica estão disponíveis no endereço eletrônico: http://www.unifal-mg.edu.br/prppg/legislacao_normas

Como submeto um projeto de iniciação Científica?
Resposta: Os projetos de iniciação científica podem ser submetidos à editais institucionais específicos. Para editais institucionais específicos, o interessado deverá utilizar a Plataforma de Submissão de Projetos.

Como faço para submeter um projeto voluntário? Há um período específico para a submissão?
Resposta:

Nos casos do PIVIC, os projetos deverão atender a Edital Específico, com chamada semestral, de modo a atender propostas que incluam Trabalho de Conclusão Curso (TCC), Estágios Curriculares Obrigatórios ou projetos de pesquisa voluntários.

 

O que fazer quando a bolsa de iniciação científica não for depositada?
Resposta: A bolsa de iniciação científica é depositada no 5 dia útil de cada mês. Caso o bolsista não identifique em seu extrato bancário o provento, deverá encaminhar um e-mail para: copesq@unifal-mg.edu.br

Como devo solicitar a substituição de bolsistas?
Resposta: O orientador deverá encaminhar á Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação um ofício solicitando e justificando a alteração do bolsista. As solicitações deverão ser encaminhadas até o dia 10 de cada mês, para retirada do bolsista na folha de pagamento no mês subsequente.

Como proceder nos casos de conclusão da graduação do bolsista antes da finalização do período de vigência?
Resposta:
O orientador tem que encaminhar um ofício à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, com antecedência de 60 dias, indicando um substituto que possua CDA -  Coeficiente de Desempenho Acadêmico - igual ou superior ao do bolsista substituído.

Onde encontro os formulários referentes à pesquisa?
Resposta: Os formulários estão disponíveis no link pesquisa e pós-graduação - formulários e manuais - formulários da pesquisa (Termo de Aceite; Termo de Sigilo e Confidencialidade; Declaração de Responsabilidade (quando for o caso).

Quando um projeto deve ser submetido ao comitê de ética?
Resposta: Quando o projeto de pesquisa envolver animais ou seres humanos.

Como faço para obter os termos de aprovação dos comitês de ética?
Resposta:
Para a obtenção do Termo de Aprovação do comitê de ética humana, o pesquisador deverá preencher formulário específico (Formulário CONEP) e submeter a proposta diretamente na Plataforma Brasil (http://www.unifal-mg.edu.br/comiteep/).

Para a obtenção do Termo de Aprovação do comitê de ética animal, o pesquisador deverá preencher o Formulário Protocolo para uso de animais, e encaminhá-lo junto com o projeto á PRPPG, por meio do setor de protocolo.

Como faço para submeter uma proposta de criação de grupo de pesquisa?
Resposta:
Os interessados deverão submeter a proposta de criação de grupo de pesquisa à PRPPG que encaminhará à CAP - Câmara de Pesquisa - para análise. O Grupo de Pesquisa proposto deverá antender às Normas de Criação de Grupos de Pesquisa. Após aprovada a criação, o Grupo será cadastrado pela UNIFAL-MG no Diretórios de Grupos de Pesquisa do CNPq.

 

Pós-Graduação


Como faço para retirar os certificados de especialização?
Resposta:
Devem ser retirados diretamente na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação pelo próprio aluno. Também poderá ser retirado através de procurador (procuração simples).

Quais Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu são oferecidos pela UNIFAL-MG?
Resposta:
A UNIFAL-MG oferece hoje 15 cursos de mestrado, 3 cursos de mestrado profissional e 4 cursos de doutorado. Saiba sobre os programas aqui

Onde estão divulgados os editais de seleção dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu?
Resposta:
Os editais de seleção para ingresso nos programas de mestrado e doutorado encontram-se disponíveis na página de cada Programa. Para consultar as páginas dos programas acesse aqui.

Como faço para obter uma bolsa de pós-graduação?
Resposta:
Para obtenção de bolsas de pós-graduação é preciso participar da seleção de discentes do programa pretendido. Cabe lembrar que a aprovação na seleção não implica, necessariamente,  na obtenção automática de bolsa.


Se precisar de mais informações sobre a pesquisa ou a pos-graduação da UNIFAL-MG, fale conosco.