Oficinas

O que são?

A Agenda de Oficinas é um grupo de atividades organizado pela Assessoria Pedagógica do Campus Poços de Caldas em parceria com o PTA. Essas atividades são ministradas por docentes, alunos e técnicos da UNIFAL-MG ou por convidados externos.

Agenda da Oficinas 2021

Oficina Rematrícula – 10/03/2021 – Paula Mari Sato, do CRCA de Poços de Caldas e José Lúcio Zancan do Cientec/Cenac falam sobre os procedimentos, comentam as dúvidas mais recorrentes e dão dicas. 

Oficina Órgãos de Representação Discente – 30/03/2021 – José Lúcio Zancan do Cientec/Cenac fala sobre as possibilidades e importância da representação discente nas instâncias decisórias da Unifal-MG.

Motivação e Estratégias para Estudas e Aprender – 01/06/2021 – Palestra da Profa. Dra. Sueli Édi Rufini (Dra em Educação pela Unicamp e professora no programa de pós-graduação da UEL)

Estratégias de Estudo – Vida Acadêmica – 14/06/2021 – A pedagoga Michelle C. S. Toti do Setor de Apoio Pedagógico (DAA-Prace-UNIFAL-MG) explica o conceito e a aplicação de Ciclo da Aprendizagem Autorregulada, Estratégias de Aprendizagem, Estabelecimento de Objetivos, Gerenciamento do Tempo, Ambiente de Estudos etc.

Oficina de Letramento – Acolhida ao Calouro – 22/06/2021 – Apresentação do conceito de Letramento acadêmico, sua importância na vida acadêmica dos ingressantes, a linguagem acadêmica, a cultura acadêmica e seus impactos na adaptação e sucesso do estudante. Apresentado pela Mestre em Educação e Técnica em assuntos educacionais TAE Carolina Araújo. 

Oportunidades na Universidade – 05/07/2021 – A Profa. Carolina Del Roveri apresenta programas e projetos que potencializam a trajetória acadêmica dos estudantes. 

Como estudar para prova? – 13/07/2021 – Palestra da Pedagoga Michelle C. Silva Toti para discutir as diferenças entre o estudo rotineiro e o estudo para provas; apresentar estratégias para a organização e estudo para avaliações. 

O celular pode ser um aliado nos estudos? Aplicativos para ser gerenciamento do tempo e da concentração –  27/07/2021 – A pedagoga Michelle C. Silva fala como podemos usar o celular ao nosso favor nos estudos e as ferramentas que podemos utilizar para gerenciar o tempo e concentração.  

Sublinhar e mapas conceituais: como essas estratégicas podem ajudar a aprender – 12/08/2021 – Oficina ministrada pela Doutora em Educação e docente colaboradora do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina e da Universidade Estadual do Paraná, Natalia Moraes Góes. 

Webinar: avaliação como método de construção do conhecimento – 10/08/2021 – Oficina administrada pelo Prof. Dr. Marcio Vitiello com o objetivo de avaliar x caráter punitivo, percursos de avaliação diagnosticas, formativa e autoavaliativa para os estudantes construírem seu próprio aprendizado. 

Curadoria educacional: como selecionar os conhecimentos para um bom desempenho acadêmico? – 17/08/2021 – Prof Dr. Marcio Vitiello fala sobre quais caminhos seguir para ter uma aprendizagem de qualidade em tempos virtuais. 

Trabalho, carreira e vida: quem é você rumo a profissão escolhida? – 27/08/2021 – Oficina realizada pela Profa. Michelli Godoi Rezende psicóloga especialista na área organizacional e do trabalho falando sobre habilidades importantes para a transição entre a graduação e o mundo do trabalho.