EXTENSÃO

A extensão é uma prática acadêmica que interliga a Universidade, nas suas atividades de ensino e de pesquisa, com as demandas da maioria da população. Possibilita a formação do profissional cidadão e se credencia cada vez mais junto à sociedade como espaço privilegiado de produção do conhecimento significativo para superação das desigualdades sociais existentes. Na UNIFAL-MG foram adotadas áreas temáticas que refletissem a preocupação de inserção da UNIFAL-MG em seu entorno social, facilitando, também, a organização e sistematização das atividades extensionistas em nível nacional. As áreas temáticas são: Comunicação; Cultura; Direitos Humanos; Educação; Meio Ambiente; Saúde; Tecnologia; Trabalho.


A Extensão da UNIFAL-MG desenvolve-se sob a forma de Programas, Projetos e ações em consonância com a política do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras (Resolução do CNE/CES nº 7/2018, Plano Nacional de Educação – Lei nº 13.005/2014 e Resolução CEPE nº13/2020). A extensão tem procurado intensificar as relações transformadoras entre a Universidade e Sociedade, por meio de processos educativos, culturais e científicos, visando a melhoria da qualidade do ensino e da pesquisa, a integração com a comunidade e o fortalecimento do princípio da cidadania. Com o processo de curricularização as atividades de extensão estão integradas em 10,3% da carga horária do Curso de Química Bacharelado, correspondendo a 300 horas. A carga horária de reconhecimento de Acex será de 225 horas na formação básica e 270 horas na enfase de Atribuições Tecnológicas, as quais estão inseridas em algumas disciplinas da dinâmica curricular do Curso de Química Bacharelado e estarão vinculadas a Programas e Projetos de Extensão registrados na Pró-Reitoria de Extensão Universitária da UNIFAL-MG (PROEX).


Ainda, serão oferecidas as Acex livre como componente curricular totalizando 75 horas de ACEx por creditação, essas não estarão necessariamente vinculadas a disciplinas específicas e serão creditadas e ofertadas a partir de Programas e Projetos de Extensão registrados na PROEX. Para a integralização das 75 horas de Acex livre o Instituto de Química irá oferecer esta carga horária pelos grupos de Química Geral e Inorgânica (45h), e Química Analítica (30h). Além disso, para complementação de carga horária de atividades extensionistas o discente poderá participar de outras atividades em Acex livre externas ao
Instituto de Química. As Atividades Curriculares de Extensão do Curso obedecerão à regulamentação específica. A oferta, o acompanhamento, o planejamento, a execução, a avaliação e o registro das cargas horárias das ACEx serão realizados por Comissão específica, conjuntamente com a avaliação e registro das Atividades Complementares. Os discentes serão estimulados a desenvolver atividades de extensão ao longo do curso de graduação a partir do primeiro período do Curso e devem integralizar no mínimo 10% da carga horária total do curso. 

Projeto: Análise da água da Fonte do Bairro dos Santos Reis em Alfenas

No Brasil, atualmente 35 milhões de pessoas não têm acesso à água tratada, além dos mais de cem milhões que não possuem serviços de coleta de esgoto. Com isto estabeleceu-se o novo marco do saneamento, que tem por objetivo garantir o atendimento de 99% da população com água potável e de 90%, com tratamento e coleta de esgoto, até 31 de dezembro de 2033. A cidade de Alfenas é rica em recursos hídricos, banhada pela Bacia hidrográfica do Rio São Tomé – cuja nascente fica no bairro de Serra Negra, no município de Machado e termina no Lago de Furnas, que circunda o município, exceto pelo limite sul. A nova lei contribuirá para a revitalização de bacias hidrográficas, a conservação do meio ambiente e a redução de perdas de água, além de proporcionar mais qualidade de vida e saúde à população, aquecer a economia e gerar empregos.

O bairro dos Santos Reis conta com uma Mina d’água usada pela comunidade de Alfenas. Depois de notícias, em novembro de 2018, de Mina d’água contaminada, no bairro Jardins das Oliveiras, em Alfenas, por coliformes fecais, é importante o acompanhamento constante pela Vigilância Sanitária em todas as Minas d’água da cidade. Atualmente Alfenas possui 26 Minas d’água. Além disto, a Igreja de Santos Reis localiza-se no alto da rua Santos Reis no Bairro dos Santos Reis, um dos mais antigos da Alfenas, de onde é possível avistar toda a cidade de Alfenas. Isto despertou o interesse numa análise sócio-ambiental do bairro Santos Reis. Neste sentido, a Universidade através de seus laboratórios de Microbiologia e Química, seu corpo docente qualificado e diversos cursos que de alguma forma toca a problemática social, cultural, econômica e de saúde envolvida, pode prestar um importante papel a comunidade de Alfenas. Apresente proposta tem por objetivo um estudo amplo das condições (social, cultural, econômica e de saúde) da Mina d’água localizada no bairro dos Santos Reis.

O objetivo desta ação é de avaliar a qualidade da água, química e microbiológica, da Mina d’água localizada no bairro dos Santos Reis em Alfenas. No entanto, a preocupação da ação é ir além de olhar restrito e técnico, e entender a Mina no contexto social, econômico e cultural do Bairro. Um levantamento histórico, demográfico, ambiental, política, social e cultural do Bairro será feito para compreender a importância da Mina d’água na comunidade. Em paralelo, será feito um levantamento da história da Mina d’água em termos de sua qualidade, manutenção, localização, entorno e alterações, junto a administração do município. Diversa ações de alfabetização e divulgação científica serão realizadas para a comunidade do bairro, no bairro através de eventos no local da fonte e na universidade através de palestras. Este material audiovisual deverá ser disponibilizado em canais do you-tube para promover um uso consciente da água da Mina, além de promover a preocupação e cuidado da comunidade com este patrimônio, e manter a administração pública atenta e preocupada com a manutenção e monitoramento da área da Mina e sua água.

Coordenadores: Nelson Henrique Teixeira Lemes e Giovana de Fátima Lima Martins
Discentes: Turma 2023-2 e Turma 2024-1

   

    


PROJETO: Química Faz Bem

A UNIFAL-MG, por meio do Instituto de Química, realizará, anualmente uma edição do “Química Faz Bem”. O evento conta com a participação de docentes, discentes e TAEs envolvidos nas pesquisas dos Programas de Pós-Graduação em Química, Biotecnologia e Ciências Farmacêuticas. Coordenado pelas professoras Danielle Ferreira Dias e Giovana de Fátima Silva, o “Química Faz Bem” busca proporcionar, de uma forma mais atrativa, atividades interativas de ensino, pesquisa e extensão que contribuam para momentos de diálogo entre a comunidade acadêmica e comunidade externa e para a criação de diferentes espaços informais de aprendizado.

 

Edição 2024

Dia 4 de junho de 2024 – Semana do Meio Ambiente – UNIFAL (Sede) – Alfenas/MG

Dia 15 de junho de 2024 – das 9h às 13h – Praça Getúlio Vargas – Alfenas/MG

Dia 23 de agosto de 2024 – das 9h às 16h – Parque do Cristo – Poços de Caldas/MG

Coordenadora: Danielle Ferreira Dias

Acompanhe as novidades do projeto através do link do ppgq: (link

Vídeo do Química Faz Bem (link)

   

  

 


PROJETO: Quiminforma

O projeto Quiminforma, é um projeto que busca trazer a informação de forma popular e simples a todos. O público alvo dos organizadores são os estudantes e sociedade.

O objetivo do projeto é trazer para todos uma informação com compromisso com a verdade e com comprometimento de levar ao leitor uma linguagem acessível e simples. Também se desenvolve a disseminação de curiosidades e conhecimentos gerais sobre química para todos além da quebra de tabus e fake News sobre assuntos ligados à química.

Todo conteúdo produzido pela equipe será disponibilizado à população através do meio de comunicação (Instagram), esse meio de comunicação abre espaço para o leitor entrar em contato com os organizadores do projeto para realizar perguntas, a fim de buscar mais conhecimento e sanar possíveis dúvidas que ficaram sobre o assunto.

Coordenador: Giovana de Fátima Lima Martins
Discentes: Diego Matheus Quelu Carvalho

           Helton Hanchuck Pereira

           Giovanna Romio Faccione

           Heloísa Tieghi

           Gabriel Oliveira Araújo Costa

Acompanhe as novidades do projeto através do link:
Instagram: @quiminforma

PROJETO: Ciências Forenses

             O projeto foi criado pensando em desenvolver estratégias de ensino mais dinâmicas e atrativas, com abordagens inovadoras fazendo uso de recursos digitais, espaços interativos de aprendizagem, contextualização figuram-se como importantes no processo de aprendizagem. As ciências forenses por exemplo é uma área que desperta curiosidade e que permite explorar uma gama de assuntos por meio da busca por respostas que envolvem uma cena de um crime e seus mistérios. Pensando nisso, o Projeto “Ciências Forenses Química UNIFAL-MG” nasceu através da apresentação de uma problemática relacionada as ciências forenses e por meio de subsídios tecnológicos e teóricos práticos utilizados no dinamismo na construção de ambientes interativos de aprendizagem, onde pautando-se no conhecimento das diversas áreas da ciência os participantes se tornaram investigadores.
             Assim, o objetivo do projeto é na construção de ambientes de aprendizagem dinâmicos e interativos, onde pretende-se promover a ciência de forma diferenciada, atrativa, surpreendente e contextualizada, tirando os participantes da zona de conforto passiva e colocando-os como ativos de uma situação problema, propiciando o desenvolver do conhecimento de diversas áreas sob uma perspectiva expositiva informal dos conteúdos abordados.

Coordenador: Giovana de Fátima Lima Martins
Coordenadora adjunta: Mariane Gonçalves Santos
Discentes: Bruna de Oliveira Pereira
           Carlos Daniel Seriani Chiarotto
           Carolina Vitória Fernandes Resende
           Daniela Thaís Luz                     
           Jésio Daniel Tempesta
           Laís Sanchietta
           Letícia Giovanna Marcolino Simões
           Natalie Barros
           Nátalli Araujo Graças
           Saulo Alves de Souza
           Stephany Gomes da Silva                  
           Vinicius Luiz Moura
           Vitor Henrique da Silva

Acompanhe as novidades do projeto através do link: https://www.instagram.com/forensiando/      


PROJETO: QUIMídia

O projeto de extensão universitária QUIMídia: dialogando química com a sociedade  visa estabelecer canais de diálogo e informação com a sociedade civil, divulgando e trazendo informações sobre o papel e a importância da pós-graduação em Química, os grupos de pesquisa, áreas e projetos que são desenvolvidos no âmbito do Programa de Pós-graduação em Química (PPGQ) da UNIFAL-MG, bem como sua aplicação, utilidade e potencial em resolver problemas e desafios sociais-econômicos, ambientais e tecnológicos. 

Desta forma, exibindo a importância de um novo olhar à divulgação das ações acadêmicas, de uma maior e melhor interlocução com a sociedade, trazendo ao seu conhecimento, de forma clara e simples, o que se passa nas Universidades, o que é a pós-graduação, o que se pesquisa e qual a importância destas pesquisas para a sociedade e para a melhoria das condições de vida e saúde dos brasileiros. 

Já que, nos últimos tempos tem se falado muito na importância da divulgação científica em formato mais acessível à compreensão da população não acadêmica e da sociedade civil de forma geral, traduzindo mais claramente o papel da ciência e da pesquisa realizada nas Universidades e Institutos Públicos de Ensino e Pesquisa brasileiros.

Coordenador: Cláudio Viegas
Coordenadora adjunta: Nelson Henrique Teixeira Lemes

Participantes: Vanessa Silva Gontijo
               Laiane Santos Mota Tavares
               Gabriela Garcia Santos

Estamos no Instagram como quimidia: https://www.instagram.com/invites/contact/?i=1cqmjkv60mkgq&utm_content=m28ocdn

Facebook: https://mobile.facebook.com/quimidia/?ref=pages_you_manage&_rdc=1&_rdr&refsrc=deprecated