Entrevistas e Vídeoaulas de História (Ensino Superior)

Aqui você acessa diversas entrevistas com historiadores(as) sobre temas da História e da atualidade, assim como vídeoaulas produzidas por professores da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) voltadas para discentes do curso de História – Licenciatura da instituição. As aulas foram gravadas no período de isolamento social durante a pandemia de Corona Vírus de 2020 e versam sobre diversos temas. Aproveite!


Aula do Prof. Walter Lowande para a discussão do texto VELLOSO, Monica Pimenta. Os intelectuais e a política cultural do Estado Novo. In FERREIRA, Jorge; DELGADO, Lucilia de Almeida Neves (orgs.). O tempo do nacional-estatismo: do início da década de 1930 ao apogeu do Estado Novo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003. (O Brasil Republicano, v. 2). A aula foi elaborada para a disciplina História do Brasil V do curso de História – Licenciatura da UNIFAL-MG.

Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=jrIP8jFR-d8&t=1s Acesso em 08/04/2020.

Sugerido pela Equipe REMADIH em 08/04/2020.


Aula do Prof. Walter Lowande intitulada “Arte e cultura (1930-1964)” da disciplina História do Brasil V do curso de História – Licenciatura da UNIFAL-MG.

Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=0rUMXggGeyc&t=10s Acesso em 08/04/2020.

Sugerido pela Equipe REMADIH em 08/04/2020.


Aula do Prof. Walter Lowande para a discussão do texto MBEMBE, Achille. As formas africanas de auto-inscrição. Estudos afro-asiáticos, v. 23, n. 1, p. 171-209, 2001. A aula foi elaborada para a disciplina História da Historiografia do curso de História – Licenciatura da UNIFAL-MG.

Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=McBCVWbJCIs&t=58s Acesso em 08/04/2020.

Sugerido pela Equipe REMADIH em 08/04/2020.


Aula do Prof. Walter Lowande intitulada “As escritas da história no período joanino” da disciplina História da Historiografia do curso de História – Licenciatura da UNIFAL-MG.

Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=3STNnmX3EvA&t=7s Acesso em 08/04/2020.

Sugerido pela Equipe REMADIH em 08/04/2020.


Aula do Prof. Walter Lowande para a discussão do texto HARRISON, Rodney. Arqueologias de futuros e presentes emergentes. Vestígios – Revista Latino-Americana de Arqueologia Histórica, v. 12, n. 2, julho-dezembro 2018. A aula foi elaborada para a disciplina Patrimônio Cultural do curso de História – Licenciatura da UNIFAL-MG.

Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=N67tmLbkT18&t=241s Acesso em 08/04/2020.

Sugerido pela Equipe REMADIH em 08/04/2020.


Aula do Prof. Walter Lowande intitulada “Carta de Atenas (1931 e CIAM, 1933) e Decreto-Lei nº 25 de 1937” da disciplina Patrimônio Cultural do curso de História – Licenciatura da UNIFAL-MG.

Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=LXv–5HmHDw Acesso em 08/04/2020.

Sugerido pela Equipe REMADIH em 08/04/2020.


Entrevista com o Prof. Pedro Paulo Abreu Funari (UNICAMP) a respeito dos trabalhos e pesquisas sobre Antiguidade. A atividade foi uma iniciativa do Prof. Cláudio Umpierre Carlan (UNIFAL-MG) e contou com o apoio do Programa de Extensão “Laboratório de História Pública” da UNIFAL-MG.

Sugerido em 16/07/2020 por Cláudio Umpierre Carlan, docente da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG). E-mail para contato: carlanclaudio@gmail.com.


Aula/Entrevista do Prof. Pedro Paulo Abreu Funari (UNICAMP) com os alunos do Programa de Pós-Graduação em História Ibérica da Universidade Federal de Alfenas (PPGHI / UNIFAL-MG). Em formato de bate-papo, a aula foi sobre documentação, pesquisa e internacionalização na Península Ibérica. A atividade foi uma Iniciativa do Prof. Cláudio Umpierre Carlan (UNIFAL-MG) e contou com o apoio do Programa de Extensão “Laboratório de História Pública” da UNIFAL-MG.

Sugerido em 19/07/2020 por Cláudio Umpierre Carlan, docente da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG). E-mail para contato: carlanclaudio@gmail.com.


Aula/Entrevista intitulada “Poder e religião no Egito Antito” do Prof. Júlio César Gralha da Universidade Federal Fluminense (UFF). Realizada no dia 03 de maio de 2020, teve como objetivo apresentar às(aos) discentes do Curso de História – Licenciatura da UNIFAL-MG o papel da política  e da religião na legitimação do poder central no Egito Faraônico.

Sugerido em 19/07/2020 por Cláudio Umpierre Carlan, docente da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG). E-mail para contato: carlanclaudio@gmail.com.


Entrevista do Prof. Cláudio Umpierre Carlan sobre pesquisa numismática no Brasil. Nela, o pesquisador faz as devidas homenagens aos precursores da pesquisa nesse campo em nosso país.

Sugerido em 09/03/2021 por Cláudio Umpierre Carlan, docente da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG). E-mail para contato: carlanclaudio@gmail.com.


Vídeo de 05/04/2021 intitulado “História Antiga na Espanha” e produzido pelos professores José Remesal-Rodríguez, Pedro Paulo Funari e Claudio Umpierre Carlan. Ele traz uma análise historiográfica da formação das universidades espanholas e do surgimento da Cadeira de História Antiga. Ainda, aborda temas como o desenvolvimento das pesquisas nessa área e seus respectivos avanços arqueológicos. Fruto de um seminário, o vídeo toma como modelo a Universidade de Barcelona, Espanha e é apresentado pelo Catedrático da Instituição, prof. José Remesal-Rodríguez, também diretor do Centro para el estudio de la interdependencia provincial en la Antiguedad Clásica (CEIPAC).
Sugerido em 04/05/2021 por Cláudio Umpierre Carlan, docente da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG). E-mail para contato: carlanclaudio@gmail.com.

Vídeo de 21/05/2021 intitulado “Desafios da História Antiga na Espanha: parte dois, formação universitária” e produzido por José Remesal, Pedro Paulo Funari e Cláudio Umpierre Carlan. Trata-se de gravação da segunda palestra do Seminário de Pesquisa organizado pelo PPGHI/UNIFAL-MG, IFCH/Unicamp e CEIPAC/Universidade de Barcelona (Espanha) que versa sobre as pesquisas e estudos do Mundo Romano na Península Ibérica. A palestra foi ministrada pelo Catedrático da Universidade de Barcelona e diretor do CEIPAC, José Remesal-Rodríguez.
Sugerido em 08/09/2021 por Cláudio Umpierre Carlan, docente da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG). E-mail para contato: carlanclaudio@gmail.com.