Aqui você encontra um rico acervo para preparar suas aulas sobre A conquista da Mesoamérica e dos Andes.
Como baixar os arquivos para preparar suas aulas?
Clique sobre a imagem do arquivo e ela será ampliada. Em seguida, basta clicar com o botão direito do mouse sobre a imagem ampliada e escolher a opção Salvar Imagem em ou Salvar imagem como. Em tablets e smartphones basta pressionar o dedo sobre a imagem ampliada e segurar por alguns segundos até aparecer a opção Salvar imagem. Bom trabalho!
O historiador Ronald Raminelli explica a importância da aliança dos castelhanos com as populações indígenas para a efetivação da conquista espanhola na América.
Sugerido pela Equipe REMADIH em 04/05/2020.
Trecho de carta de Cristóvão Colombo, de 12 de outubro de 1492, enviada ao rei da Espanha. O documento descreve a ilha então denominada San Salvador (hoje território das Bahamas) e o comportamento de seus habitantes diante da presença dos europeus recém-chegados.
Sugerido pela Equipe REMADIH em 04/05/2020.
O historiador Eduardo Natalino dos Santos explica a importância da conquista militar castelhana para a imposição do cristianismo entre as populações inca e nahua que habitavam a América no século XVI.
Sugerido pela Equipe REMADIH em 04/05/2020.
Trecho de Brevíssima Relação da Destruição das Índias, do cronista Bartolomé de Las Casas(1484-1566). Nesta crônica há a narrativa da crueldade praticada pelos espanhóis durante a conquista da América e os ameríndios são apresentados como sujeitos passivos e vitimados pelos conquistadores.
Sugerido pela Equipe REMADIH em 04/05/2020.
Trecho de Apologetica Historia Sumária, do cronista Bartolomé de Las Casas (1484-1566). Na obra se percebe uma descrição dos indígenas muito distinta da que fez em outra obra de sua autoria, a Brevíssima Relação da Destruição das Índias. Na Apologetica, os ameríndios não mais aparecem como sujeitos simples, derrotados ou vítimas passivas ante os castelhanos.
Sugerido pela Equipe REMADIH em 04/05/2020.