Aqui você encontra um rico acervo para preparar suas aulas sobre A Primeira República (1889 – 1930): iconografias, trechos de textos historiográficos, entre outros.
Como baixar os arquivos para preparar suas aulas?
Clique sobre a imagem do arquivo e ela será ampliada. Em seguida, basta clicar com o botão direito do mouse sobre a imagem ampliada e escolher a opção Salvar Imagem em ou Salvar imagem como. Em tablets e smartphones basta pressionar o dedo sobre a imagem ampliada e segurar por alguns segundos até aparecer a opção Salvar imagem. Bom trabalho!
Mapa de J. M. de Araripe Macedo (1889) com representação geográfica e política do Brasil em 1889.
Sugerido pela Equipe REMADIH em 07/12/2017.
A charge representa a revolta popular contra a imposição da obrigatoriedade da vacina em 1904 na cidade do Rio de Janeiro. No centro da imagem está Oswaldo Cruz montado em uma seringa que se lança sobre a população revoltada com a opressão e por outras medidas impostas pelo governo como, por exemplo, a reurbanização da cidade.
Sugerido pela Equipe REMADIH em 07/12/2017.
Retrato de Virgulino Ferreira da Silva, o “Lampião”, famoso líder do movimento social do cangaço ocorrido no nordeste brasileiro nas décadas de 1920 e 1930.
Sugerido pela Equipe REMADIH em 07/12/2017.
Charge sobre Oswaldo Cruz e o saneamento na estrada de ferro Madeira-Mamoré. A imagem corrobora a visão das elites intelectuais brasileiras, derivada de uma ciência etnocêntrica e eurocêntrica, de que o homem do povo (o mestiço, o caboclo, o negro, etc.) era considerado feio, disforme, fraco, incapaz intelectualmente, sendo, portanto, iconografado em formas animalescas (quase como os próprios mosquitos). Intelectuais como Monteiro Lobato difundiram tais noções ao defenderem o “darwinismo social”.
Sugerido pela Equipe REMADIH em 07/12/2017.
Charge satirizando a campanha sanitária empreendida por Oswaldo Cruz. A imagem mostra Oswaldo Cruz (desfolador) ao centro açoitando e subjugando o Zé do povo (à direita da imagem) e um padeiro aborrecido com um cassetete (à esquerda do quadro).
Sugerido pela Equipe REMADIH em 07/12/2017.
Charge alusiva à campanha sanitária contra a febre amarela e a epidemia de varíola ocorrida no Rio de Janeiro. A imagem mostra Oswaldo Cruz fumando um charuto em um cemitério ao lado da morte, que faz zombaria com a quantidade de mortos.
Sugerido pela Equipe REMADIH em 07/12/2017.
O retrato representa os líderes da Revolta da Chibata ocorrida no ano de 1910 por iniciativa dos marinheiros brasileiros. Nela vemos João Cândido lendo o manifesto que pedia, entre outras coisas, o fim dos castigos corporais sofridos pelos marinheiros negros.
Sugerido pela Equipe REMADIH em 07/12/2017.
Documentário Revolta da Chibata (Brasil, 2015). Produzido pela Concessionária Porto Novo, o filme contou com a contribuição do historiador Álvaro P. Nascimento da UFRJ e do Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro. Conta, também, com cenas do espetáculo teatral “Almirante Negro” de 2014. O documentário relata que em 22 de novembro de 1910 marinheiros revoltosos liderados por João Cândido resolveram se organizar para pedir o fim das chibatas na Marinha Brasileira, porque mesmo após o fim da escravidão e a Proclamação da República, a chibata ainda era uma forma de castigo comum para os marinheiros negros.
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=02uqSTV4lmA. Acesso em: 28/07/2017.
Sugerido pela Equipe REMADIH em 07/12/2017.
Fotografia do século XIX de uma simulação da prisão de jagunços do grupo de Antônio Conselheiro.
Sugerido pela Equipe REMADIH em 19/04/2018.
Trecho de um texto publicado na revista Galileu em novembro de 2000 que discorre a respeito dos heróis e dos símbolos da República brasileira.
Sugerido pela Equipe REMADIH em 20/11/2018.