A Primeira República no Brasil (1889 – 1930)

Aqui você encontra um rico acervo para preparar suas aulas sobre A Primeira República (1889 – 1930): iconografias, trechos de textos historiográficos, entre outros.

Como baixar os arquivos para preparar suas aulas?

Clique sobre a imagem do arquivo e ela será ampliada. Em seguida, basta clicar com o botão direito do mouse sobre a imagem ampliada e escolher a opção Salvar Imagem em ou Salvar imagem como. Em tablets e smartphones basta pressionar o dedo sobre a imagem ampliada e segurar por alguns segundos até aparecer a opção Salvar imagem. Bom trabalho!


Mapa de J. M. de Araripe Macedo (1889) com representação geográfica e política do Brasil em 1889.

Sugerido pela Equipe REMADIH em 07/12/2017.

 

 

 

 

 

 


A charge representa a revolta popular contra a imposição da obrigatoriedade da vacina em 1904 na cidade do Rio de Janeiro. No centro da imagem está Oswaldo Cruz montado em uma seringa que se lança sobre a população revoltada com a opressão e por outras medidas impostas pelo governo como, por exemplo, a reurbanização da cidade.

Sugerido pela Equipe REMADIH em 07/12/2017.

 


Retrato de Virgulino Ferreira da Silva, o “Lampião”, famoso líder do movimento social do cangaço ocorrido no nordeste brasileiro nas décadas de 1920 e 1930.

Sugerido pela Equipe REMADIH em 07/12/2017.

 

 

 

 

 

 


Charge sobre Oswaldo Cruz e o saneamento na estrada de ferro Madeira-Mamoré. A imagem corrobora a visão das elites intelectuais brasileiras, derivada de uma ciência etnocêntrica e eurocêntrica, de que o homem do povo (o mestiço, o caboclo, o negro, etc.) era considerado feio, disforme, fraco, incapaz intelectualmente, sendo, portanto, iconografado em formas animalescas (quase como os próprios mosquitos). Intelectuais como Monteiro Lobato difundiram tais noções ao defenderem o “darwinismo social”.

Sugerido pela Equipe REMADIH em 07/12/2017.

 

 


Charge satirizando a campanha sanitária empreendida por Oswaldo Cruz. A imagem mostra Oswaldo Cruz (desfolador) ao centro açoitando e subjugando o Zé do povo (à direita da imagem) e um padeiro aborrecido com um cassetete (à esquerda do quadro).

Sugerido pela Equipe REMADIH em 07/12/2017.

 

 


Charge alusiva à campanha sanitária contra a febre amarela e a epidemia de varíola ocorrida no Rio de Janeiro. A imagem mostra Oswaldo Cruz fumando um charuto em um cemitério ao lado da morte, que faz zombaria com a quantidade de mortos.

Sugerido pela Equipe REMADIH em 07/12/2017.

 

 

 

 

 


O retrato representa os líderes da Revolta da Chibata ocorrida no ano de 1910 por iniciativa dos marinheiros brasileiros. Nela vemos João Cândido lendo o manifesto que pedia, entre outras coisas, o fim dos castigos corporais sofridos pelos marinheiros negros.

Sugerido pela Equipe REMADIH em 07/12/2017.

 

 

 

 

 


Documentário Revolta da Chibata (Brasil, 2015). Produzido pela Concessionária Porto Novo, o filme contou com a contribuição do historiador Álvaro P. Nascimento da UFRJ e do Museu da Imagem e do Som do Rio de JaneiroConta, também, com cenas do espetáculo teatral “Almirante Negro” de 2014O documentário relata que em 22 de novembro de 1910 marinheiros revoltosos liderados por João Cândido resolveram se organizar para pedir o fim das chibatas na Marinha Brasileira, porque mesmo após o fim da escravidão e a Proclamação da República, a chibata ainda era uma forma de castigo comum para os marinheiros negros 

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=02uqSTV4lmA.  Acesso em: 28/07/2017.

Sugerido pela Equipe REMADIH em 07/12/2017.


Fotografia do século XIX de uma simulação da prisão de jagunços do grupo de Antônio Conselheiro.

Sugerido pela Equipe REMADIH em 19/04/2018.

 

 

 

 


Trecho de um texto publicado na revista Galileu em novembro de 2000 que discorre a respeito dos heróis e dos símbolos da República brasileira.

Sugerido pela Equipe REMADIH em 20/11/2018.