Absolutismo

Aqui você encontra um rico acervo para preparar suas aulas sobre Absolutismo.

Como baixar os arquivos para preparar suas aulas?

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A canção “The King Shall Rejoice” (HWV 260), de Georg Friedrich Händel, foi composta em 1727 e faz parte do conjunto de quatro hinos compostos pelo músico germânico. Os quatro hinos de coroação de Handel usam textos da Bíblia e foram concebidos para acompanharem a coroação de um monarca do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte.

Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=L3tGvRhHCz0. Acesso em 11/02/2018.

Sugerido pela Equipe REMADIH em 19/04/2018


Trecho de um texto do filósofo iluminista Montesquieu (1689-1755). Simulando uma carta onde dialogam duas personagens fictícias, o texto faz uma crítica ao restabelecimento dos dois setores distintos e aparentemente contrários do sistema jurídico romano que foram amplamente usados pelos monarcas europeus para fortalecer o absolutismo.

Sugerido pela Equipe REMADIH em 19/04/2018.

 

 

 


Trecho da obra “Leviatã ou Matéria, Palavra e Poder de um Governo Eclesiástico e Civil”, escrita pelo teórico absolutista Thomas Hobbes e publicada em 1651. Nele, Hobbes disserta sobre a necessidade dos indivíduos abrirem mão de suas liberdades individuais e as designarem a um único líder ou assembleia de homens, isto é, formula uma proposta de legitimação do poder absoluto do monarca.

Sugerido pela Equipe REMADIH em 19/04/2018.

 

 

 


Tela do século XIX que retrata a leitura de um texto do filósofo iluminista Voltaire em uma corte europeia. A imagem apresenta alguns aspectos da sensibilidade de uma sociedade de corte, já que evidencia o papel de alguns nobres ilustrados no debate de ideias contrárias ao absolutismo. É possível perceber, também, a presença marcante de mulheres nestes espaços e, portanto, reavaliar a posição de que as mesmas ocupavam um papel neutro ou secundário no debate de ideias na sociedade de corte e no Estado Absolutista.

Sugerido pela Equipe REMADIH em 19/04/2018.


Pintura do século XVII que representa Luís XIV, rei da França, liderando a guerra dos franceses contra as Províncias Unidas (atuais Países Baixos) entre 1672 e 1678. A tela faz parte de um conjunto de outras obras de arte usadas na época para construir a imagem de um monarca absolutista, reforçando a ideia do “rei sol”, isto é, soberano máximo em torno do qual o Estado e seus súditos deviam gravitar.

Sugerido pela Equipe REMADIH em 19/04/2018.

 

 

 


RevistaManchetesHistóriaAbsolutismo

A revista “Manchetes da História” é um material alternativo que visa levantar questionamentos ao leitor, à medida que o assunto principal é abordado. Perceba que assunto central abordado é Absolutismo e Mercantilismo, mas este tema extrapola o espaço circunscrito à França. Essa perspectiva histórica é importante, pois as experiências vividas pelas sociedades na Época Moderna, seja na Europa ou na Ásia, aproximam-se à medida que percebemos similaridades em suas estruturas, e afastam-se quando consideramos suas especificidades, ou seja, longe de projetar sentido às dinâmicas de sociedades distintas, os autores dos artigos procuraram entender em que medida podem ser aproximadas e estudadas. O material foi elaborado por estudantes do curso de História – Licenciatura da Universidade Federal de Alfenas visando ser utilizado em sala de aula. A revista traz cinco artigos, o que possibilita fazer um trabalho em grupo de leitura e debate com turmas do Ensino Fundamental e Médio.

Sugerido por Cinde Aparecida da Costa Pereira, Matheus Felipe Francisco, Isabela Inês Oliveira, Gustavo Nogueira Rabelo e Geovana Alves de Souza Martins em 05/09/2018. São os autores do material e todos discentes do Curso de História – Licenciatura da Universidade Federal de Alfenas. E-mail para contato: cinde.costa.pereira@gmail.com.


Trecho do filme “A Rainha Margot” (França, Itália, Alemanha; 1994) que aborda aspectos interessantes da política de casamento na Idade Moderna voltada a consolidar arranjos políticos de fortalecimento das monarquias e da nobreza. No caso em cena, temos o casamento entre a rainha da França, católica, e o rei de Navarra, protestante. A união tinha o intuito de salvar a Casa de Valois, que estava ameaçada por uma severa crise política, econômica e social causada pelas guerras religiosas na França.

Acesso em 13/07/2018.

Sugerido pela Equipe REMADIH em 13/09/2018.


JogoTrilhandooAbsolutismo

Explore o jogo didático “Trilhando o Absolutismo”. Feito por discentes do curso de História – Licenciatura da Universidade Federal de Alfenas, é voltado para alunos do Ensino Fundamental II e oferece a oportunidade de se aprender brincando. É um jogo de tabuleiro que possibilita trabalhar conceitos, questões culturais e as relações sociais e de força do Estado Absolutista do Ocidente na Época Moderna. No arquivo em PDF há um tutorial do jogo: apresenta as regras e a forma de se jogar, oferece o tabuleiro para impressão, bem como as cartas.

Sugerido por Saulo Ruan de Andrade em 26/10/2018. Saulo é discente do curso de História – Licenciatura da UNIFAL-MG e autor da atividade juntamente com Camila dos Anjos Rosseto, Camile Ferreira Schimper, Maria Fernanda Silva e Paloma de Souza Scovini. E-mail para contato: sauloandrade92@gmail.com.


JogoBaralhoAbsolutismoMercantilismo

Permita que seus alunos aprendam Absolutismo e Mercantilismo brincando com este jogo de baralho. Elaborado por discentes do curso de História – Licenciatura da Universidade Federal de Alfenas, ele visa reforçar os conceitos do Estado Absolutista, da sociedade de corte e do Mercantilismo. Ainda, permite a reflexão sobre as dinâmicas sociais decorrentes das relações de poder desse modelo de sociedade e economia. A atividade apresenta uma fundamentação teórica sobre o trabalho com conceitos históricos em sala de aula, um tutorial sobre jogo (regras) e, nos anexos, disponibiliza as cartas para impressão.

Sugerido por Saymon da Silva Siqueira em 01/11/2018. Saymon é discente do curso de História – Licenciatura da UNIFAL-MG e autor da atividade juntamente comDavi Carlos Leocadio, Diego Armando da Silva, Felipe Calixto Novaes e Levi Augusto de Morais. E-mail para contato: saymon.silva2010@gmail.com.