Brasil Colonial

Aqui você encontra um rico acervo para preparar suas aulas sobre os aspectos políticos, econômicos, culturais e sociais do Brasil Colonial.

Como baixar os arquivos para preparar suas aulas?

Clique sobre a imagem do arquivo e ela será ampliada. Em seguida, basta clicar com o botão direito do mouse sobre a imagem ampliada e escolher a opção Salvar Imagem em ou Salvar imagem como. Em tablets e smartphones basta pressionar o dedo sobre a imagem ampliada e segurar por alguns segundos até aparecer a opção Salvar imagem. Bom trabalho!


Quadro do século XIX pintado por Victor Meirelles de Lima que retrata a primeira missa celebrada em terras brasileiras em 26 de abril de 1500 pelo Frei Henrique de Coimbra.

Sugerido pela Equipe REMADIH em 13/04/2017.

 


Mapa de Luís Teixeira (c. 1574) com a divisão do Brasil em capitanias e com a indicação do Tratado de Tordesilhas.

Sugerido pela Equipe REMADIH em 14/04/2017.

 

 

 

 

 

 


Desmundo, filme brasileiro de 2003 (direção de Alain Fresnot) que conta a história de órfãs portuguesas que foram trazidas para o Brasil em 1570 pelas autoridades políticas e religiosas para casarem com os colonos e, assim, formarem famílias brancas na colônia. Em sala de aula, a película permite abordar diversas temáticas da nossa história colonial, tais como: a situação da mulher, religiosidade e cotidiano (casamento, costumes, habitações, condições de higiene, etc.), as relações entre os diferentes grupos sociais (religiosos, colonos e indígenas), os conflitos entre esses grupos sociais, entre outros. Há mais informações sobre o filme e seu uso em sala de aula no siteEnsinar História” da Profª. Joelza Ester Domingues.

Assista ao vídeo em https://www.youtube.com/watch?v=oxQe_BeRba0

Sugerido pela Equipe REMADIH em 13/04/2017.

 


Pintura de Jean-BaptisteDebret retratando o espaço doméstico no Brasil do século XIX visto por ângulos distintos: o da mulher branca e o da mulher negra.

Sugerido pela Equipe REMADIH em 13/04/2018.

 

 


Pintura de Johann Moritz Rugendas retratando um confronto entre indígenas e colonos no Brasil.

Sugerido pela Equipe REMADIH em 13/04/2018.

 

 

 


Obra de Johann Moritz Rugendas retratando escravos trabalhando em uma extração aurífera no Brasil.

Sugerido pela Equipe REMADIH em 13/04/2018.

 

 

 


Cena do filme “Hans Staden” (Dir. Luís Alberto Pereira, Brasil, 1999) em que o alemão ajuda um escravo a fugir. Staden, em 1554, caiu prisioneiro dos tupinambás, inimigos dos portugueses, e viveu como cativo do grupo por quase dez meses na aldeia de Ubatuba. Após ser resgatado por corsários franceses, o aventureiro narrou suas experiências no Brasil Colonial na obra Duas viagens ao Brasil, que fez muito sucesso na Europa porque apresentava os povos e a natureza do Brasil, então desconhecidos no Velho Continente. Sua obra é uma das principais fontes sobre o Brasil do período colonial.

Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=5JAtERPZdD4 Acesso em 15/06/18.

Sugerido pela Equipe REMADIH em 29/06/2018.


Tela que retrata a fundação de São Vicente, a primeira vila criada no Brasil pelos portugueses no período colonial.

Sugerido pela Equipe REMADIH em 29/06/2018.

 

 

 


Trecho de um texto historiográfico que aborda os movimentos dos colonos paulistas para a fundação da igreja matriz na recém-fundada vila de São Paulo. O texto demonstra a importância do elemento religioso na vida dos colonos.

Sugerido pela Equipe REMADIH em 13/07/2018.

 


Mapas sobre o Brasil Colonial: 1) representa a luta dos portugueses contra os estrangeiros no Norte e Nordeste e a exploração da Amazônia; 2) a invasão e o domínio holandês no Nordeste; 3) as missões jesuíticas realizadas na região Sul.

Sugerido pela Equipe REMADIH em 25/10/2018.

 

 

 

 


Mapa representando a economia no Brasil do século XVII.

Sugerido pela Equipe REMADIH em 25/10/2018.

 

 

 

 

 

 


Mapa representando o povoamento do Brasil no século XVII. Nele há a referência apenas da ocupação portuguesa e não faz referência aos locais habitados pelos indígenas.

Sugerido pela Equipe REMADIH em 25/10/2018.

 

 

 

 

 


Mapas do Brasil Colonial: 1- Expedição colonizadora de Martim Afonso de Souza (1530). 2- A economia no século XVI. 3- As capitanias hereditárias. 4- O povoamento no século XVI.

Sugerido pela Equipe REMADIH em 25/10/2018.

 

 

 

 

 


Mapas do Brasil Colônia: 1) território do Brasil no século XVIII após inúmeros tratados com a Espanha; 2) principais conflitos ocorridos no período colonial.

Sugerido pela Equipe REMADIH em 08/11/2018.

 

 

 

 

 

 


Mapas do Brasil Colônia: 1) apresenta as rotas das principais bandeiras (séculos XVII e XVIII); 2) apresenta a região das Minas e as monções.

Sugerido pela Equipe REMADIH em 08/11/2018.