Como usar o REMADIH?

Usar o REMADIH para preparar suas aulas é muito simples!

Para cada tema comumente trabalhado na disciplina de História na Educação Básica oferecemos uma página com um acervo variado de recursos didáticos: são fontes históricas de diferentes tipologias (escritas, imagéticas, etc.), mapas, imagens, trechos de vídeos, trechos de textos historiográficos e de revistas de grande circulação, atividades lúdicas, material paradidático e todo e qualquer material que possa comunicar o conhecimento histórico. Você encontra essas páginas nos menus da direita, que dividem os temas da nossa disciplina por período histórico. E em cada uma das páginas há uma explicação sobre como baixar o material do site, processo que é bem simples. Em todo caso, se você tiver dúvidas sobre como usar o acervo, nos escreva através do nosso canal Fale Conosco.

Se o seu interesse é também acessar acervos de documentos históricos ou sites com dicas sobre o ensino de História, visite o último menu da direita chamado “Mais História na internet”. Ele te levará a um rico universo do ensino e da pesquisa em História.

Todo material disponibilizado no REMADIH tem uma breve descrição para que você possa escolher aquele que melhor atenda aos objetivos da sua aula. Feita a escolha, você poderá baixar gratuitamente o arquivo, que estará em formato JPG (exceto os vídeos) e terá legenda, referência e fonte. Em seguida, basta você preparar a sua aula.

Atenção: o conteúdo do REMADIH disponível para download é gratuito e com direitos autorais de domínio público. Por favor, denuncie para a curadoria do site qualquer tipo de cobrança pelo uso do nosso acervo ou violação de direitos autorais.

Um detalhe interessante é que você pode usar diferentes dispositivos para preparar e aplicar sua aula: computador, notebook, tablet e smartphone. Ainda, pelo fato dos arquivos estarem em formato JPG (imagem), você pode usar qualquer aplicativo de apresentação de slides, como o PowerPoint e semelhantes. Se você quiser simplificar ainda mais a preparação e a aplicação de sua aula, você pode até mesmo criar uma pasta de imagem e usar o “rolo da câmera” de seu smartphone ou tablet, ou mesmo usar o “visualizador de imagens” de seu computador ou notebook. Nesse caso, basta você colocar os arquivos na sequência em que eles deverão aparecer na aula e passar as imagens no momento em que desejar. Já os vídeos podem ser reproduzidos diretamente do site do REMADIH ou dos sítios eletrônicos de origem.

Sugestão: se sua escola não tem um computador, mas apenas projetor, você pode usar o seu smartphone ou tablet nas suas aulas. A maior parte desses aparelhos têm suporte para a projeção de imagem e, geralmente, basta você usar um conector USB-VGA para projetar o que está no “rolo da câmera” do seu aparelho. No caso de vídeos, você pode também conectar caixas de som na entrada do fone de ouvido com um cabo apropriado (que se encontra facilmente em lojas de informática, assim como os conectores USB-VGA) e melhorar suas aulas com o uso de diferentes mídias e materiais. Detalhe: os aparelhos de projeção (datashow) mais novos já contam com um recurso interessante, que é a comunicação sem fio com seu smartphone, tablet, notebook ou computador. Outros também têm entrada USB, o que dispensa a conexão de dispositivos para a projeção. Se sua escola tiver um desses (ou você adquirir um), você poderá projetar para toda a turma o material didático disponível no REMADIH. Boa aula!