De Juscelino a Jango: o crescimento econômico e o populismo no Brasil

Aqui você encontra um rico acervo para preparar suas aulas sobre a temática De Juscelino a Jango: o crescimento econômico e o populismo no Brasil.

Como baixar os arquivos para preparar suas aulas?

Clique sobre a imagem do arquivo e ela será ampliada. Em seguida, basta clicar com o botão direito do mouse sobre a imagem ampliada e escolher a opção Salvar Imagem em ou Salvar imagem como. Em tablets e smartphones basta pressionar o dedo sobre a imagem ampliada e segurar por alguns segundos até aparecer a opção Salvar imagem. Bom trabalho!

Propaganda publicada em 1959 apresenta a participação das Companhias Aéreas Reunidas diante da Campanha de Redução dos Preços, uma das medidas tomadas pelo governo do então Presidente Juscelino Kubitschek.

Sugerido pela Equipe REMADIH em 26/04/2018.

Propaganda de 1959 que enfatiza o estímulo da indústria brasileira no contexto do governo de Juscelino Kubitschek, cujas medidas governamentais pretendiam conduzir o país ao desenvolvimento econômico e social.

Sugerido pela Equipe REMADIH em 26/04/2018.

Capa da revista Careta de 12/03/1960 que satiriza o ‘Plano de Metas’ do então presidente Juscelino Kubitschek.

Sugerido pela Equipe REMADIH em 26/04/2018.

Vídeo produzido pela campanha de Jânio Quadros para as eleições presidenciais de 1960. O comercial foi um dos primeiros no Brasil a ser transmitido pela televisão. A propaganda aborda o problema da inflação que assolava o país naquele momento, e indicava que o único caminho para sair da crise seria votar em Jânio. Em sala de aula, o vídeo pode ajudar a discutir o crescimento econômico em alguns setores do país, enquanto em outros, principalmente os de necessidades básicas, sofriam com a alta inflação.

Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=GdkFq3c2Gy8 Acesso em 26/04/2018.

Sugerido pela Equipe REMADIH em 26/04/2018.

Jango é um filme brasileiro de 1984 (direção de Sílvio Tendler)  Aborda a década de 1960, período da Guerra Fria. No Brasil, João Belchior Marques Goulart, mais conhecido como “Jango”, um líder de esquerda e então presidente do país, se encontra em crise com ambos os lados da política e sofre um golpe militar que resultou em uma ditadura de três décadas. A película também reflete sobre como estava a economia e os desafios de Jango para reerguer a economia do país.

Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=SaU6pIBv9f4&t=4507s Acesso em 26/04/2018.

Sugerido pela Equipe REMADIH em 26/04/2018.

Charge que satiriza a renúncia de Jânio Quadros e a recepção da medida por parte do povo.

Sugerido pela Equipe REMADIH em 17/05/2018.