Economia, imigração e modernização no Brasil Imperial

Aqui você encontra um rico acervo para preparar suas aulas sobre Economia, imigração e modernização no Brasil Imperial.

Como baixar os arquivos para preparar suas aulas?

Clique sobre a imagem do arquivo e ela será ampliada. Em seguida, basta clicar com o botão direito do mouse sobre a imagem ampliada e escolher a opção Salvar Imagem em ou Salvar imagem como. Em tablets e smartphones basta pressionar o dedo sobre a imagem ampliada e segurar por alguns segundos até aparecer a opção Salvar imagem. Bom trabalho!


A historiadora Cecília Oliveira ressalta a importância de se considerar os diversos agentes, e não apenas os grandes proprietários, na construção do novo governo no Brasil Imperial.

Sugerido pela equipe REMADIH em 12/05/2020.

 

 

 

 

 


Texto de Giralda Seyferth que discute a existência de hierarquias raciais, marcadamente racistas, nas políticas de imigração do Império do Brasil que visavam o maior desenvolvimento do país e um “branqueamento” da população brasileira.

Sugerido pela equipe REMADIH em 12/05/2020.

 

 

 

 


Fotografia do centro da cidade do Rio de Janeiro, em 1889, de autoria de Marc Ferrez. Tratava-se, àquela altura, do ponto mais alto da modernização da cidade logo após o crescimento das taxas de comércio.

Sugerido pela equipe REMADIH em 12/05/2020.

 

 


A historiadora Miriam Dolhnikoff coloca em xeque, neste trecho, a tese do alto grau de centralização político-administrativo após o período regencial. Ainda, discute a importância das elites regionais para o desenvolvimento do Brasil-Império.

Sugerido pela equipe REMADIH em 12/05/2020.

 

 

 

 


Lorelai Kury explica, neste trecho, a importância do primeiro grande jornal de variedades brasileiro, O Patriota, na disseminação da ideia de pátria no Brasil Imperial. Destaca, também, a influência do Iluminismo entre os intelectuais que o escreviam.

Sugerido pela equipe REMADIH em 12/05/2020.

 

 

 

 


Mapas que representam as principais atividades econômicas e o povoamento do Brasil no século XIX.

Sugerido pela Equipe REMADIH em 08/11/2018.