Emancipação política do Brasil

Aqui você encontra um rico acervo para preparar suas aulas sobre Emancipação política do Brasil.

Como baixar os arquivos para preparar suas aulas?

Clique sobre a imagem do arquivo e ela será ampliada. Em seguida, basta clicar com o botão direito do mouse sobre a imagem ampliada e escolher a opção Salvar Imagem em ou Salvar imagem como. Em tablets e smartphones basta pressionar o dedo sobre a imagem ampliada e segurar por alguns segundos até aparecer a opção Salvar imagem. Bom trabalho!


Maria Lígia Prado aborda alguns dos motivos que levaram ao descontentamento dos colonos luso-brasileiros para com a metrópole e a solução implementada por Portugal para reduzir os impactos desta crise.

Sugerido pela Equipe REMADIH em 28/11/2019.

 

 

 

 

 


Maria Odila Leite Dias congrega, neste trecho, aspectos internos e externos à colônia portuguesa na América para explicar os motivos que levaram à sua independência.

Sugerido pela Equipe REMADIH em 28/11/2019.

 

 

 

 

 

 


 

 

O historiador João Paulo Pimenta analisa, nesse texto, as principais consequências da Independência do Brasil em 1822: o nascimento de um Estado e de um sentimento de nação em nosso país, até então inexistentes.

Sugerido pela Equipe REMADIH em 28/11/2019.

 

 

 

 

 


 

Maria de Lourdes Viana Lyra explica como a Independência do Brasil fazia parte de um projeto de se construir um imenso império atlântico que concedia autonomia política ao Brasil, mas que mantinha um vínculo essencial do novo país com Portugal nos seus aspectos econômico e cultural.

Sugerido pela Equipe REMADIH em 28/11/2019.

 

 

 

 


 

Trechos da Constituição Política do Império do Brazil, de 1824, nos quais são expressos instrumentos que criam condições para a formação de oligarquias e que garantem que a elite política do Estado corresponda às classes nacionais dominantes.

Sugerido pela Equipe REMADIH em 01/06/2020.