Feudalismo

Aqui você encontra um rico acervo para preparar suas aulas sobre Feudalismo.

Como baixar os arquivos para preparar suas aulas?

Clique sobre a imagem do arquivo e ela será ampliada. Em seguida, basta clicar com o botão direito do mouse sobre a imagem ampliada e escolher a opção Salvar Imagem em ou Salvar imagem como. Em tablets e smartphones basta pressionar o dedo sobre a imagem ampliada e segurar por alguns segundos até aparecer a opção Salvar imagem. Bom trabalho!


Trecho de um dicionário de conceitos históricos que discute aspectos marcantes que caracterizavam a figura do rei medieval.

Sugerido pela Equipe REMADIH em 19/04/2018.

 

 

 

 

 

 


Mapa que apresenta a extensão do Sacro Império Romano-Germânico próximo ao ano 1000. O mapa mostra as mudanças que ocorreram nesse território desde o Imperador Otão I, que governou entre 972 até o fim do governo de Conrado II em 1032.

Sugerido pela Equipe REMADIH em 19/04/2018.

 

 

 

 

 


Trecho de um texto de Tamara Quírino que apresenta como a Peste Negra de 1348 transformou a relação entre os europeus e a religiosidade.

Sugerido pela Equipe REMADIH em 19/04/2018.

 

 

 

 

 

 


A imagem medieval que representa pessoas infectadas pela lepra procurando o auxílio da Igreja Católica, tida como a emissária entre Deus e o homens.

Sugerido pela Equipe REMADIH em 19/04/2018.

 

 

 


Texto escrito pelo bispo Adalberón, que viveu na Europa do século X, que apresenta aspectos importantes da sociedade feudal.

Sugerido pela Equipe REMADIH em 16/10/2018.