História de Alfenas

Aqui você encontra um rico acervo para preparar suas aulas sobre a História de Alfenas.

Como baixar os arquivos para preparar suas aulas?

Clique sobre a imagem do arquivo e ela será ampliada. Em seguida, basta clicar com o botão direito do mouse sobre a imagem ampliada e escolher a opção Salvar Imagem em ou Salvar imagem como. Em tablets e smartphones basta pressionar o dedo sobre a imagem ampliada e segurar por alguns segundos até aparecer a opção Salvar imagem. Bom trabalho!

Texto em que o historiador Walter Lowande discorre sobre aspectos que fundamentaram a criação da Escola de Farmácia e Odontologia de Alfenas (EFOA) pelas elites locais na década de 1910.

Sugerido pela Equipe REMADIH em 26/06/2020.

Tabela que traz informações quantitativas sobre a população alfenense livre e escrava levantadas no Censo 1833-1835.

Sugerido pela Equipe REMADIH em 26/06/2020.

Tabela que informa o percentual médio dos ativos nos inventários alfenenses nas décadas de 1850, 1860 e 1880.

Sugerido pela Equipe REMADIH em 26/06/2020.

Texto em que o historiador Mário Danieli Neto discorre sobre elementos da vida privada de escravizados em Alfenas a partir de registros batismais do século XIX.

Sugerido pela Equipe REMADIH em 26/06/2020.

Documento vinculado ao Departamento de Polícia Federal que indica a apreensão de jornal alfenense por críticas políticas durante a ditadura militar.

Sugerido pela Equipe REMADIH em 19/09/2020.

Depoimentos que relatam impactos negativos da construção da represa de Furnas na virada da década de 1950 para 1960.

Sugerido pela Equipe REMADIH em 20/10/2020.