Iluminismo

Aqui você encontra um rico acervo para preparar suas aulas sobre Iluminismo.

Como baixar os arquivos para preparar suas aulas?

Clique sobre a imagem do arquivo e ela será ampliada. Em seguida, basta clicar com o botão direito do mouse sobre a imagem ampliada e escolher a opção Salvar Imagem em ou Salvar imagem como. Em tablets e smartphones basta pressionar o dedo sobre a imagem ampliada e segurar por alguns segundos até aparecer a opção Salvar imagem. Bom trabalho!


Pintura que representa Luis XIV e um importante evento para o Iluminismo, que foi a apresentação dos membros da Real Academia de Ciência ao Rei.

Sugerido pela Equipe REMADIH em 19/07/2017.

 

 

 


Trecho de um texto sobre a censura que a Igreja Católica faz à Enciclopédia, obra magna do Iluminismo.

Sugerido pela Equipe REMADIH em 09/08/2017.

 

 

 

 


Trecho do livro O Iluminismo como negócio, de Robert Darnton, que versa sobre a publicação da Enciclopédia na Europa, no século XVIII.

Sugerido pela Equipe REMADIH em 31/10/2017.

 

 

 


Trecho do livro Do Espirito das leis, de Montesquieu. A obra foi publicada em 1748 e propunha a separação dos poderes, sugestão que foi adotada pela maioria dos países e que está em vigor até os dias atuais.

Sugerido pela Equipe REMADIH em 07/12/2017.

 

 


Pintura do século XVIII retratando um casal da nobreza. A exaltação da propriedade privada permeou o pensamento iluminista e foi um tema recorrente em pinturas do período.

Sugerido pela Equipe REMADIH em 07/12/2017.

 

 


Pintura do século XIX que retrata um salão, local de reunião da aristocracia e de grandes pensadores. Os salões tornaram-se voga durante o Iluminismo.

Sugerido pela Equipe REMADIH em 07/12/2017.