Industrialização e imperialismo no Ocidente (século XIX)

Aqui você encontra um rico acervo para preparar suas aulas sobre  Industrialização e imperialismo no Ocidente (século XIX).

Como baixar os arquivos para preparar suas aulas?

Clique sobre a imagem do arquivo e ela será ampliada. Em seguida, basta clicar com o botão direito do mouse sobre a imagem ampliada e escolher a opção Salvar Imagem em ou Salvar imagem como. Em tablets e smartphones basta pressionar o dedo sobre a imagem ampliada e segurar por alguns segundos até aparecer a opção Salvar imagem. Bom trabalho!


No trecho a seguir, Marco Menezes disserta sobre a importância da literatura enquanto suporte para se perceber o fenômeno urbano e as relações dos indivíduos com a vida industrial no século XIX.

Sugerido pela Equipe REMADIH em 17/05/2020.

 

 

 

 

 


A historiadora Maria Helena Capelato mostra, neste trecho, como o Brasil, no século XIX, assumia posturas imperialistas em relação aos demais países da América Latina.

Sugerido pela Equipe REMADIH em 08/06/2020.

 

 

 

 

 


O trecho a seguir, escrito pela historiadora Maria Lígia Prado Coelho, apresenta um debate sobre o discurso hegemônico elaborado por intelectuais estadunidenses que intentavam justificar o impulso imperialista de seu país de origem.

Sugerido pela Equipe REMADIH em 08/06/2020.

 

 

 

 


Trecho em que a historiadora Michelle Perrot discute a importância da mulher no desenvolvimento dos centros urbanos do século XIX.

Sugerido pela Equipe REMADIH em 08/06/2020.

 

 

 

 

 

 


Lars Shoultz discute, neste trecho, a política externa dos Estados Unidos, do século XIX, para com a América Latina e a forma como um presidente norte-americano enxergava os povos latino-americanos.

Sugerido pela Equipe REMADIH em 08/06/2020.