Movimentos abolicionistas e o fim do tráfico atlântico de escravizados

Aqui você encontra um rico acervo para preparar suas aulas sobre Movimentos abolicionistas e o fim do tráfico atlântico de escravizados.

Como baixar os arquivos para preparar suas aulas?

Clique sobre a imagem do arquivo e ela será ampliada. Em seguida, basta clicar com o botão direito do mouse sobre a imagem ampliada e escolher a opção Salvar Imagem em ou Salvar imagem como. Em tablets e smartphones basta pressionar o dedo sobre a imagem ampliada e segurar por alguns segundos até aparecer a opção Salvar imagem. Bom trabalho!


O trecho a seguir, escrito por Marcus Morais e Luiz Fernandes, aborda o interesse de parcela da sociedade evangélica estadunidense, na segunda metade do século XIX, no abolicionismo enquanto parte de um movimento maior de reforma social.

Sugerido pela Equipe REMADIH em 01/06/2020.

 

 

 

 


Anúncio de jornal oferecendo serviços jurídicos gratuitos para “causas de liberdade”, em 1869.

Sugerido pela Equipe REMADIH em 01/06/2020.

 

 

 


Neste trecho de O Abolicionismo, um dos maiores expoente do movimento no Brasil, Joaquim Nabuco (1849-1910), disserta sobre o caráter do abolicionismo no Brasil e a forma pela qual deveria ser implementado.

Sugerido pela Equipe REMADIH em 01/06/2020.

 

 

 

 

 


 Trecho de texto do livro didático História: sociedade e cidadania que versa sobre as pressões britânicas contra o tráfico de escravos no Brasil, o que resultou na criação da lei Eusébio de Queiroz em nosso país.

Sugerido pela Equipe REMADIH em 16/12/2023.