O fim da União Soviética e a democratização no Leste Europeu

Aqui você encontra um rico acervo para preparar suas aulas sobre O fim da União Soviética e a democratização no Leste Europeu.

Como baixar os arquivos para preparar suas aulas?

Clique sobre a imagem do arquivo e ela será ampliada. Em seguida, basta clicar com o botão direito do mouse sobre a imagem ampliada e escolher a opção Salvar Imagem em ou Salvar imagem como. Em tablets e smartphones basta pressionar o dedo sobre a imagem ampliada e segurar por alguns segundos até aparecer a opção Salvar imagem. Bom trabalho!


Trecho de um texto do historiador Eric Hobsbawm em que ele apresenta uma tese sobre o fim da Guerra Fria.

Sugerido pela Equipe REMADIH em 18/09/2018.

 

 

 

 

 

 


Trecho de uma reportagem sobre a Queda do Muro de Berlim divulgada no jornal Folha de S. Paulo, em 1989, que apresenta um diálogo entre o povo e os agentes de segurança da Alemanha Oriental.

Sugerido pela Equipe REMADIH em 16/10/2018.

 

 


Texto escrito por Mikhail Gorbatchov para o jornal Newsweek e publicado também no jornal O Estado de S. Paulo em novembro de 1999. Nele, Gorbatchov, que foi o último presidente da URSS, analisa a queda do Muro de Berlim.

Sugerido pela Equipe REMADIH em 16/10/2018.

 


Texto em que o historiador Robério Paulino Rodrigues indica as principais causas para o fim da URSS na década de 1990.

Sugerido pela Equipe REMADIH em 20/10/2020.

 

 

 


Texto em que os cientistas sociais Samuel Duarte e César Figueiredo apresentam o processo chamado “Onda de Democratização” que ocorreu em meio à decadência da URSS na virada da década de 1990.

Sugerido pela Equipe REMADIH em 20/10/2020.