Os ameríndios da Mesoamérica e dos Andes: mexicas, maias e incas

Aqui você encontra um rico acervo para preparar suas aulas sobre Os ameríndios da Mesoamérica e dos Andes: mexicas, maias e incas

Como baixar os arquivos para preparar suas aulas?

Clique sobre a imagem do arquivo e ela será ampliada. Em seguida, basta clicar com o botão direito do mouse sobre a imagem ampliada e escolher a opção Salvar Imagem em ou Salvar imagem como. Em tablets e smartphones basta pressionar o dedo sobre a imagem ampliada e segurar por alguns segundos até aparecer a opção Salvar imagem. Bom trabalho!


Detalhes da escrita maia, que era usada diversos materiais, como pinturas murais, vasos de cerâmica, inscrições em pedra e até mesmo livros feitos de casca de árvore coberta com gesso.

Sugerido pela Equipe REMADIH em 29/06/2018.

 

 


Trecho de uma fonte histórica do século XVI produzida pelos espanhóis que descreve o quipo, um sistema de numeração usado pelos incas que passou a ser adotado pelos colonizadores.

Sugerido pela Equipe REMADIH em 29/06/2018.

 

 


Mapa representando a região que conformava o Tahuantinsuyo, a sua expansão e as divisões do mundo inca.

Sugerido pela Equipe REMADIH em 16/10/2018.

 

 

 

 

 

 


Mapa representando zonas maias e mexicas (asteca), com indicação de algumas cidades.

Sugerido pela Equipe REMADIH em 25/10/2018.

 

 

 

 


A imagem apresenta uma leitura da captura do imperador inca Atahualpa, em que, conduzido numa leiteira pelos seus criados, vai ao encontro de Pizarro, o conquistador espanhol.

Sugerido pela Equipe REMADIH em 25/10/2018.

 

 

 

 

 


Mapa representando as migrações para a América antes da conquista europeia no século XVI e de alguns sítios arqueológicos da América.

Sugerido pela Equipe REMADIH em 01/11/2018.

 

 

 


Mapa representando a distribuição dos povos que habitavam as Américas antes da conquista europeia. Há um destaque para as confederações maia, mexica e inca no século XVI.

Sugerido pela Equipe REMADIH em 01/11/2018.