Os Bizantinos

Aqui você encontra um rico acervo para preparar suas aulas sobre Os Bizantinos.

Como baixar os arquivos para preparar suas aulas?

Clique sobre a imagem do arquivo e ela será ampliada. Em seguida, basta clicar com o botão direito do mouse sobre a imagem ampliada e escolher a opção Salvar Imagem em ou Salvar imagem como. Em tablets e smartphones basta pressionar o dedo sobre a imagem ampliada e segurar por alguns segundos até aparecer a opção Salvar imagem. Bom trabalho!


Gravura do século XV que retrata o Cerco de Constantinopla. Nesse episódio, o exército turco de Mehmet II ataca Constantinopla em 1453. Alguns soldados estão apontando canhões para a cidade e outros estão puxando barcos. Os edifícios da cidade são retratados no estilo gótico.

Sugerido pela Equipe REMADIH em 07/06/2018.

 

 

 

 

 


Monastério de São João, o Teólogo. Foi construído por São João Cristódulos em 1088 sobre as ruínas de um antigo templo da deusa Ártemis. São João recebeu auxílio e sustento para a obra do imperador bizantino Alexis Cominos. É um edifício com aspecto de castelo medieval, com muros e bastiões, em vista à defesa contra os ataques dos piratas. O mosteiro se encontra sobre uma colina, onde hoje se encontra também a capital da Ilha de Cora. A igreja bizantina é dedicada a São João, o Teólogo. É decorado com esplêndidos afrescos feitos em diversas épocas. Também dispõe de uma iconostase esculpida em madeira. Foi incluído como Patrimônio Mundial da UNESCO em 1999.

Sugerido pela Equipe REMADIH em 07/06/2018.


Este é um dos mais célebres dos mosaicos Bizantinos, que se encontra intacto na Basílica de Santa Sofia, em Constantinopla. A imagem representa o Cristo pantocrator e está presente na parede da galeria superior sul. É um mosaico do século XII.

Sugerido pela Equipe REMADIH em 07/06/2018.

 

 

 

 

 


Trecho de um texto da historiadora Cláudia Beltrão que trata das temáticas do casamento e da família no Império Bizantino.

Sugerido pela Equipe REMADIH em 07/06/2018.

 

 

 


Texto do historiador Alfredo Boulos Júnior que versa sobre os mosaicos bizantinos, importantes elementos da religiosidade daquela sociedade.

Sugerido pela Equipe REMADIH em 29/06/2018.

 

 

 


O mapa acima representa o Império Bizantino em duas legendas: a primeira em referência ao Império no início do reinado de Justiniano (527-565) e após as conquistas de Justiniano.

Sugerido pela Equipe REMADIH em 25/10/2018.