Os primeiros habitantes das Américas

Aqui você encontra um rico acervo para preparar suas aulas sobre Os primeiros habitantes das Américas: iconografias, trechos de textos historiográficos, entre outros.

Como baixar os arquivos para preparar suas aulas?

Clique sobre a imagem do arquivo e ela será ampliada. Em seguida, basta clicar com o botão direito do mouse sobre a imagem ampliada e escolher a opção Salvar Imagem em ou Salvar imagem como. Em tablets e smartphones basta pressionar o dedo sobre a imagem ampliada e segurar por alguns segundos até aparecer a opção Salvar imagem. Bom trabalho!


Trecho do livro A terra dos mil povos: história indígena no Brasil contada por um índio que trata do modo de vida dos indígenas que viviam no Brasil antes da conquista portuguesa. Como o texto demonstra, investigações dessa natureza se tornam possíveis através de achados arqueológicos.

Sugerido pela Equipe REMADIH em 07/12/2017.

 


Trecho de um texto do historiador Eduardo Natalino dos Santos que versa sobre as características dos povos que habitavam a Mesoamérica.

Sugerido pela Equipe REMADIH em 07/12/2017.

 

 

 


Figura de uma criança em cerâmica de origem olmeca, que tem quase o tamanho de uma criança real. A cultura Olmeca se desenvolveu onde atualmente é o território do México, por volta de 1500 a.C.

Sugerido pela Equipe REMADIH em 24/04/2018.

 

 

 

 

 


Mapa que detalha a chegada dos humanos na América pelo Estreito de Bering, processo que se iniciou há pelo menos 15 mil anos (13000 a.C.), bem como as diferentes levas migratórias e os intercâmbios genéticos envolvidos na ocupação do continente.

Sugerido pela Equipe REMADIH em 12/05/2020.

 

 


Trecho de uma fonte histórica do século XVI que apresenta a forma como os europeus descreveram o mercado de Tenochtitlán.

Sugerido pela Equipe REMADIH em 07/12/2017.

 

 

 


Fotografia de uma família esquimó, povo originário que habita regiões do Círculo Polar Ártico, extremo norte da Terra que abrange territórios do Canadá e Alasca.

Sugerido pela Equipe REMADIH em 16/12/2023.