Persas

Aqui você encontra um rico acervo para preparar suas aulas sobre os Persas, importante povo da Antiguidade.

Como baixar os arquivos para preparar suas aulas?

Clique sobre a imagem do arquivo e ela será ampliada. Em seguida, basta clicar com o botão direito do mouse sobre a imagem ampliada e escolher a opção Salvar Imagem em ou Salvar imagem como. Em tablets e smartphones basta pressionar o dedo sobre a imagem ampliada e segurar por alguns segundos até aparecer a opção Salvar imagem. Bom trabalho!

 


Mapa representando a extensão do Império Persa em diferentes períodos.

Sugerido pela Equipe REMADIH em 01/11/2018

 

 

 

 


Trecho de texto de livro didático que traz uma descrição do Zoroastrismo, religião persa.

Sugerido pela equipe REMADIH em 12/05/2023.

 

 

 

 


Trecho de texto da obra A elevação do Espírito, que trata da padronização da moeda pelo rei Dario I, na Pérsia.

Sugerido pela equipe REMADIH em 26/05/2023.

 

 

 


Trechos da Inscrição de Beistum, produzida em meados do século V a.C.. O documento é uma declaração de Dario I. Ele reforça a sua condição divina para governar e ressalta aspectos da sua atuação no campo jurídico e social.

 

Sugerido pela equipe REMADIH em 26/05/2023.

 

 

 

 


 A fotografia de um relevo que retrata Dario, o Grande, em sua tumba, em Persépolis, no sul do Irã. Dario foi um dos principais governantes do Império Persa, que esteve no poder durante 35 anos, de setembro de 522 a.C. a outubro de 486 a.C.

Sugerido pela Equipe REMADIH em 23/06/2023.

 

 

 

 


Trecho da obra Histórias, do historiador e geógrafo grego Heródoto (século V a. C.). O texto descreve como funcionava o sistema do hábil correio persa e revela que os povos da Época Antiga admiravam e reconheciam a eficiência do sistema de comunicação dos persas.

Sugerido pela Equipe REMADIH em 23/06/2023

 


Trecho do livro didático Coleção Cidadania Ensino Fundamental que representa o Império persa de Dario I, seu sistema administrativo, suas leis e o controle centralizado das satrapias.

Sugerido pela Equipe REMADIH em 30/06/2023.

 


 

Trecho de texto do historiador Luiz Antonio Sabeh que versa sobre o surgimento da civilização persa e a formação do seu império na Época Antiga.

Sugerido pela Equipe REMADIH em 30/06/2023.

 

 

 


Trecho de texto do historiador Luiz Antonio Sabeh que trata sobre como os persas se organizam social e religiosamente no século XXI.

Sugerido pela Equipe REMADIH em 30/06/2023.