Rebeliões camponesas na Europa Medieval

Aqui você encontra um rico acervo para preparar suas aulas sobre Rebeliões camponesas na Europa Medieval. 

Como baixar os arquivos para preparar suas aulas?

Clique sobre a imagem do arquivo e ela será ampliada. Em seguida, basta clicar com o botão direito do mouse sobre a imagem ampliada e escolher a opção Salvar Imagem em ou Salvar imagem como. Em tablets e smartphones basta pressionar o dedo sobre a imagem ampliada e segurar por alguns segundos até aparecer a opção Salvar imagem. Bom trabalho!

 


Fiona Macdonald faz um balanço sintético dos resultados das sucessivas crises que assolaram o Ocidente da Europa medieval e que marcaram o fim do período que os historiadores chamam de “Idade Média”.

Sugerido pela Equipe REMADIH em 06/11/2019.

 

 

 

 

 


 

José Rivair Macedo estabelece, neste trecho, uma comparação entre os movimentos sociais atuais e da Idade Média, ao mesmo tempo em que apresenta algumas especificidades dos últimos.

Sugerido pela Equipe REMADIH em 06/11/2019.

 

 

 

 

 


 

Esta pintura de Bruegel propõe uma representação da miséria que assolava a Europa Medieval e o triunfo do “exército” da morte sobre os humanos.

Sugerido pela Equipe REMADIH em 06/11/2019.

 

 

 


 

Texto que analisa a forma como os historiadores veem algumas mudanças que foram se delineando na Europa ocidental até irromper as revoltas camponesas, momento chave do final da Idade Média.

Sugerido pela Equipe REMADIH em 06/11/2019.

 

 

 

 

 


A famosa ilustração de Michael Wolgemut (século XV), intitulada Dança macrabra (ou Dança da morte), fazia uma alegoria à universalidade da morte: unia pessoas de todas as condições sociais, idade e sexo. Era uma expressão do quão se tornou comum e recorrente o tema “morte” na Europa assolada pela Peste Negra.

Sugerido pela Equipe REMADIH em 07/07/2020.