Renascimento e Humanismo

Aqui você encontra um rico acervo para preparar suas aulas sobre Renascimento e Humanismo.

Como baixar os arquivos para preparar suas aulas?

Clique sobre a imagem do arquivo e ela será ampliada. Em seguida, basta clicar com o botão direito do mouse sobre a imagem ampliada e escolher a opção Salvar Imagem em ou Salvar imagem como. Em tablets e smartphones basta pressionar o dedo sobre a imagem ampliada e segurar por alguns segundos até aparecer a opção Salvar imagem. Bom trabalho!


Trecho de um texto do livro didático Projeto Mosaico que se refere à origem do conceito de Renascimento.

Sugerido pela Equipe REMADIH em 07/12/2017.

 

 

 

 


Pintura que representa músicos renascentistas italianos com os instrumentos usados para a composição de músicas do período.

Sugerido pela Equipe REMADIH em 18/07/2017.

 

 

 

 

 

 


Trecho da obra literária Gargântua e Pantagruel, escrita no século XVI por François Rabelais, onde o personagem Gangântua escreve uma carta a seu filho Pantaguel. Nela percebemos a mentalidade dos renascentistas, principalmente o valor que davam à busca pelo conhecimento.

Sugerido pela Equipe REMADIH em 31/10/2017.

 


Trecho do livro O Príncipe, de Nicolau Maquiavel, um dos mais importantes pensadores do Humanismo. Nessa obra, Maquiavel faz uma série de proposições de como os governantes deveriam exercer seu poder na Europa do Renascimento. Neste trecho, vemos como o autor defende a conquista de colônias, política que se consolidou entre as principais monarquias europeias a partir do século XVI.

 

Sugerido pela Equipe REMADIH em 31/10/2017.


O quadro O Nascimento de Vênus  (1485), de Sandro Botticelli, representa o nascimento de Vênus, deusa do amor e da beleza da mitologia greco-romana. Esta obra é um dos expoentes da arte renascentista. 

Sugerido pela Equipe REMADIH em 07/12/2017.

 

 


A obra O triunfo da morte (1446), de autoria desconhecida, representa a morte entrando em um jardim onde estão nobres e clérigos, pessoas de importância social e política para a Europa Moderna. Observe que todos são atingidos por dardos mortais, com exceção dos pobres, que são poupados pela morte.

Sugerido pela Equipe REMADIH em 07/12/2017.

 


O Homem Vitruviano, de Leonardo Da Vinci, desenho feito pelo artista em seu diário e que representa as mudanças na estética e o aperfeiçoamento da tridimensionalidade na arte renascentista.

Sugerido pela Equipe REMADIH em 07/12/2017.

 

 

 

 

 


Monalisa, uma das obras mais famosas de Leonardo Da Vinci (1452-1519), um dos expoentes do Renascimento.

Sugerido pela Equipe REMADIH em 07/12/2017.

 

 

 

 

 

 


Trecho do filme “A vida de Leonardo da Vinci” (Itália, 1972, direção de Renato Castellani) que mostra como esse grande pensador e gênio das artes ajudou a desenvolver estudos sobre anatomia humana, uma das áreas de investigação dos pensadores renascentistas.

Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=lfWrVvCJa20&t=10s. Acesso em 27/10/2017.

Sugerido pela Equipe REMADIH em 27/10/2017.


Trecho do filme “Poder e Luxúria” (2006), que apresenta uma leitura sobre a eleição do Papa Rodrigo Bórgia, que ficou conhecido como Papa Alessandro VI. Os Bórgias foram uma das famílias mais poderosas da Europa do Renascimento. Originária da Espanha, ela se estabeleceu em Roma, sede da Igreja, a grande fonte de poder do clã. Na Itália, eles acumularam fama, fortuna e dezenas de escândalos. Os Bórgias têm uma história sombria que, em meio a subornos, nepotismo, sexo, assassinatos e outros pecados, elegeram três papas.

Sugerido pela Equipe REMADIH em 13/09/2018.


JogoTabuleiroRenascimento

Jogo didático elaborado por discentes do curso de História – Licenciatura da Universidade Federal de Alfenas. Trata-se de um jogo de tabuleiro que aborda o Renascimento em uma perspectiva muito interessante: o jogador deve seguir uma jornada entre Inferno e Purgatório para alcançar o Paraíso, assim como na obra “A Divina Comédia” de Dante Alighieri. Neste trajeto, os jogadores vão se deparar com diversas informações e perguntas sobre o Renascimento e outros acontecimentos influenciados por ele. No arquivo em PDF há um tutorial do jogo: apresenta as regras e a forma de se jogar, oferece o tabuleiro para impressão, bem como as cartas.

Sugerido por Marília Oliveira, discente do curso de História – Licenciatura da UNIFAL-MG em 19/03/2019. E-mail para contato: mariliaoliveira227@gmail.com.


MemesRenascimento

Está pensando em fazer uma atividade diferente com seus alunos? Então conheça essa proposta de interpretação de imagens históricas um tanto diferente! São “memes” feitos a partir de obras do Renascimento que instigam os alunos a refletirem sobre questões estruturais do Renascimento entendido não apenas como um movimento artístico, mas como um período histórico de profundas mudanças nas mentalidades e na cultura.

Sugerido pelas autoras Bianca Amaral Batista, Flávia Eduarda Borges, Kauany de Souza Pereira e Mayra Geanne da Silva Valentim em 30/03/2019. Elas são discentes do curso de História – Licenciatura da UNIFAL-MG. E-mail para contato: flaviaj.borges@gmail.com.