Revolução Francesa

Aqui você encontra um rico acervo para preparar suas aulas sobre Revolução Francesa.

Como baixar os arquivos para preparar suas aulas?

Clique sobre a imagem do arquivo e ela será ampliada. Em seguida, basta clicar com o botão direito do mouse sobre a imagem ampliada e escolher a opção Salvar Imagem em ou Salvar imagem como. Em tablets e smartphones basta pressionar o dedo sobre a imagem ampliada e segurar por alguns segundos até aparecer a opção Salvar imagem. Bom trabalho!


Charge de 1789 que demonstra um padre e um nobre montados nas costas de um camponês. Tratava-se de uma sátira da estrutura da sociedade francesa do Antigo Regime, ou seja, da situação de privilégio da nobreza e do clero, que eram sustentados pelos camponeses. O título da charge sugeria que aquela situação de exploração estava prestes a acabar.

Sugerido pela Equipe REMADIH em 15/06/2017.

 

 

 

 


Charge de 1789 que satiriza o espanto da nobreza e do clero com o despertar do Terceiro Estado do seu estado de opressão. Observe que o homem que desperta se desvencilha dos grilhões da opressão e, com outra mão, pega em armas.

Sugerido pela Equipe REMADIH em 15/06/2017.

 

 


Tela pintada por Jean-Pierre Hoüel que retrata um importante evento ocorrido durante a Revolução Francesa em 14 de julho de 1789: a Tomada da Bastilha.

Sugerido pela Equipe REMADIH em 17/05/2017.

 

 

 


 

Trecho da Declaração de Direitos do Homem e do Cidadão redigido na época da Revolução Francesa.

Sugerido pela Equipe REMADIH em 07/06/2017.

 

 

 


Quadro do século XIX que romantiza a Revolução Francesa: aponta a participação da burguesia e da gente comum no processo revolucionário, sinaliza a liberdade e a representa sob a figura de uma mulher e coloca uma criança ao seu lado para assinalar o início de um novo tempo na França. Repare que a mulher e a criança estão sob uma montanha de corpos, sugerindo que a nova sociedade foi construída sob uma velha, a suplantando.

Sugerido pela Equipe REMADIH em 15/06/2017.


Documentário “A Revolução Francesa” de 2005 feito pelo “The History Channel”, canal de televisão por assinatura dos Estados Unidos. O filme traz um discurso sobre aquilo que ele vê como um legado da Revolução Francesa que precisa ser desconstruído em sala de aula: o de que o processo promoveu o nascimento do Estado Democrático de Direito no mundo ocidental.

Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=cL5rH_ifLGs. Acesso em 15/06/2017.

Sugerido pela Equipe REMADIH em 15/06/2017.


Revolução Francesa RPG

Jogo didático em formato de RPG elaborado por discentes do curso de História – Licenciatura da Universidade Federal de Alfenas. Ele tem como objetivo trabalhar o contexto da Revolução Francesa de maneira divertida e dinâmica.

Sugerido em 01/09/2022 por Katharina Ribeiro da Silva, co-autora do material. E-mail para contato: Katharina.silva@sou.unifal-mg.edu.br