Roma Antiga

Aqui você encontra um rico acervo para preparar suas aulas sobre Roma Antiga.

Como baixar os arquivos para preparar suas aulas?

Clique sobre a imagem do arquivo e ela será ampliada. Em seguida, basta clicar com o botão direito do mouse sobre a imagem ampliada e escolher a opção Salvar Imagem em ou Salvar imagem como. Em tablets e smartphones basta pressionar o dedo sobre a imagem ampliada e segurar por alguns segundos até aparecer a opção Salvar imagem. Bom trabalho!

 


Construção narrativa sobre as origens de Roma presente no livro didático “Conexões com a História”.

Sugerido pela Equipe REMADIH em 10/05/2018.

 

 

 

 

 

 


Mapa do território romano em 500 a.C. Baseado no mapa presente na página 27 do livro “Grande Civilizações do Passado – A civilização romana”, de Tim Cornell e John Matthews.

Sugerido pela Equipe REMADIH em 10/05/2018.

 

 

 


Impressão colorida do Fórum romano. Localizado entre o Monte Palatino e o Capitólio, o Fórum foi o elo das vidas política, de negócios e social na Roma antiga. Continha um mercado, templos, uma casa do senado e tribunais. A imagem também fala das práticas de preservação de ruínas de monumentos do passado. Ela mostra uma continuidade entre modernidade e mundo antigo, e todos os discursos históricos/urbanísticos relacionados a isto.

Sugerido pela Equipe REMADIH em 10/05/2018.

 

 

 


Trecho do livro didático Conexões com a História que discorre sobre a expressão política do “pão e circo” na Roma Antiga.

Sugerido pela Equipe REMADIH em 10/05/2018.

 

 

 

 

 

 


O trecho da série Roma (EUA, Inglaterra), produzida pelo canal de televisão HBO e BBC em 2005/2007, revela alguns aspectos que marcaram a república romana, como os conflitos entre a plebe e a nobreza. Além disso, ressalta características de César que indicariam sua posição como rei.

Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=S9f7AOgMCfY Acesso em 12/07/2018.

Sugerido pela Equipe REMADIH em 09/10/2018.


À esquerda, mapa que representando a localização dos povos que habitavam a península itálica antes da conquista romana; à direita, mapa que representa a expansão romana na península itálica.

Sugerido pela Equipe REMADIH em 25/10/2018.

 

 


Mapa representando o Império Romano em dois momentos: a conquista até 44 a.C. e a conquista até o fim do século III (máxima expansão do império).

Sugerido pela Equipe REMADIH em 25/10/2018.