Segunda Guerra Mundial

Aqui você encontra um rico acervo para preparar suas aulas sobre Segunda Guerra Mundial.

Como baixar os arquivos para preparar suas aulas?

Clique sobre a imagem do arquivo e ela será ampliada. Em seguida, basta clicar com o botão direito do mouse sobre a imagem ampliada e escolher a opção Salvar Imagem em ou Salvar imagem como. Em tablets e smartphones basta pressionar o dedo sobre a imagem ampliada e segurar por alguns segundos até aparecer a opção Salvar imagem. Bom trabalho!


Fotografia que retrata o Cerco a Varsóvia pelas forças alemãs em setembro de 1939. Nela se vê os poloneses caminhando entre as ruínas da Varsóvia sitiada.

Sugerido pela Equipe REMADIH em 07/06/2018.

 

 

 


Fotografia que demonstra ruínas de edifícios destruídos após o ataque aéreo alemão da “Legion Condor” na cidade de Guernica, na Espanha.

Sugerido pela Equipe REMADIH em 07/06/2018.

 

 

 


 

O Refúgio Secreto, no original The Hiding Place, é o nome da autobiografia escrita por Corrie ten Boom em parceria com John e Elizabeth Sherrill e publicado em 1971. O livro narra a história de Corrie ten Boom a partir de sua experiência, e de sua família, escondendo em sua casa judeus e membros da resistência holandesa durante a ocupação nazista na Holanda, na Segunda Guerra Mundial.

O nome é uma alusão de duplo sentido referindo-se primeiramente ao local físico onde a família escondia os judeus, como também à passagem bíblica que declara: “Tu és o meu refúgio (no inglês, my hiding place) e o meu escudo; espero na tua palavra”.

O livro deu origem ao filme de mesmo nome, lançado em 1975.

Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=MjxUAnORuRQ Acesso em 17/05/2018.

Sugerido pela Equipe REMADIH em 07/06/2018.


Trecho de um texto do historiador Marco Chiaretti que discute a resistência aos nazistas na Europa durante a Segunda Guerra Mundial.

Sugerido pela Equipe REMADIH em 07/06/2018.

 

 

 


Trecho de um discurso pronunciado por Hitler em 1940 na ocasião de um jantar onde estavam presentes assessores do líder nazista e o governador nazista na Polônia, Hans Frank. O discurso foi registrado por Martin Bormann, secretário de Hitler.

Sugerido pela Equipe REMADIH em 29/06/2018.

 

 


Mapa da Segunda Guerra Mundial: a luta na Europa.

Sugerido pela Equipe REMADIH em 06/11/2018.

 

 

 

 


Mapa da Segunda Guerra Mundial: a luta no Pacífico.

Sugerido pela Equipe REMADIH em 06/11/2018.

 

 

 

 


Mapa da Europa após a Segunda Guerra Mundial.

Sugerido pela Equipe REMADIH em 06/11/2018.