Sites sobre a Ditadura Civil-Militar no Brasil

Aqui você encontra informações e acesso a sítios eletrônicos sobre a Ditadura Civil-Militar no Brasil. Navegue nesse rico universo para realizar suas pesquisas em História ou para aprimorar suas aulas sobre o tema!


O Arquivo Nacional tem uma página chamada Acervos sobre a Ditadura Militar (1964-1985) que traz informações sobre documentos históricos produzidos por órgãos e instituições públicas brasileiras do período. Nesta página se acessa, também, a documentação da Comissão Nacional da Verdade (CNV).


No site do Arquivo Público do Estado de São Paulo é possível consultar o acervo do Departamento Estadual de Ordem Política e Social de São Paulo (DEOPS-SP), que oferece aproximadamente 3.5 milhões de documentos de pessoas, partidos políticos, empresas e movimentos sociais de interesse dos órgãos de repressão.


Conheça o site do projeto Brasil: Nunca Mais (BNM) desenvolvido pelo Conselho Mundial de Igrejas e pela Arquidiocese de São Paulo. Nele há acesso para documentos, fotos e vídeos sobre a Ditadura Civil-Militar no Brasil.

 

 

 

 


A Editora Grampo disponibiliza no sítio eletrônico Documentos Revelados um rico acervo de documentos e também indica a localização e o acesso a outros fundos documentais sobre a Ditadura Civil-Militar no Brasil.


Conheça o portal do projeto Memórias da Ditadura, uma realização do Vlado Educação – Instituto Vladimir Herzog. Trata-se de um site dedicado a contar a história da Ditadura Civil-Militar no Brasil sob o ponto de vista político, social e cultural. Além disso, promove reflexões sobre direitos humanos e memória e oferece propostas para os educadores trabalharem o tema em sala de aula. Há, inclusive, uma página para o acesso ou envio de sugestões de sequências didáticas sobre o tema.