Sites sobre História e o ensino de História

Aqui você encontra outros sítios eletrônicos sobre História: são páginas para quem gosta de História e profissionais da área. Encontramos, também, sites sobre o ensino de História e que disponibilizam material para o ensino da disciplina na Educação Básica ou no Ensino Superior. Mergulhe nesse rico universo para aprimorar suas atividades em sala de aula e para refletir sobre a nossa práxis na docência!

Conheça o Laboratório de Ensino e Material Didático – História (LEMAD)site da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP) que disponibiliza, entre outros, sequências didáticas, textos históricos, materiais para o ensino de História Indígena e História da África e acervo de livros, músicas e filmes.

Você conhece o Repositório Digital Tatu? É um site da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) que preserva e disponibiliza o acesso a um rico acervo de fontes de pesquisa relacionadas à história da educação. São livros, cartilhas, revistas e outros tipos de documentos, como imagens e algumas edições da Revista do Ensino do Rio Grande do Sul. O sítio eletrônico é fruto das iniciativas do projeto “As Políticas Públicas de Formação de Professores em impressos pedagógicos: O caso da (1951-1978)” e, a partir de 2018, está situado no contexto do projeto “Educação, História e Políticas na região de abrangência da Universidade Federal do Pampa” e dos esforços do Grupo de Estudos em Educação, História e Narrativas (GEEHN). Não deixe de conferir!

Visite o site Ensinar História da Professora Joelza Ester Domingues. Nele há artigos sobre o ensino de História, propostas didáticas sobre os mais variados temas e um rico acervo de material de apoio para o ensino de História (filmes, documentos, atividades, jogos, etc.).

Explore a videoteca do site da TV Escola. Nela encontramos vídeos sobre todos os temas da História trabalhados na Educação Básica.

Conheça o Leitura ObrigaHISTÓRIA, canal do YouTube que apresenta vídeos voltados a estudantes e profissionais da História: são conversas sobre conceitos históricos e das Ciências Humanas, sobre processos históricos e, ainda, sobre livros que são referência nas Ciências Humanas como um todo. Há, também, um blog do projeto: http://leituraobrigahistoria.blogspot.com.br.

Está com dificuldades para se adaptar ao ensino remoto durante a pandemia de coronavírus? Conheça as dicas da Professora Rafaela em seu canal “Docência em prática”. Nele há tutoriais para usarmos as tecnologia de informação e comunicação nesse momento de ensino à distância: https://www.youtube.com/channel/UCJqjVflIwv7rpdCbjE48zJg.