O que é o REMADIH?

O Repositório de Material Didático para o Ensino de História (REMADIH) foi concebido no início de 2016 pelos professores coordenadores do Projeto de Extensão “Novas mídias para a divulgação do conhecimento histórico” da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG). Em desenvolvimento desde março de 2015, o projeto tem como objetivo, entre outros, promover reflexões teóricas e ações práticas voltadas à elaboração de um acervo capaz de produzir e comunicar o conhecimento histórico para um público amplo que não apenas o da comunidade científica. Do esforço para alcança-lo nasceu o REMADIH, que proporciona a interação dialógica entre a academia e a Educação Básica e, ainda, possibilita o uso das mais variadas mídias e materiais na comunicação do conhecimento histórico. Nosso desejo, então, é que você faça um uso enriquecedor dessa ferramenta para aprimorar o processo de ensino da História.

O REMADIH começou a funcionar em outubro de 2016 e hoje recebe a colaboração de docentes e discentes do curso de História-Licenciatura da UNIFAL-MG, que compartilham seus materiais conosco. Todo recurso didático que nos é sugerido é avaliado por uma curadoria e, quando necessário, passa por ajustes para ser acessado pelos usuários do site. Além disso, o REMADIH só existe porque seu acervo é alimentado, utilizado e constantemente repensado por usuários de todo o Brasil, em geral, docentes e discentes da Educação Básica e de universidades brasileiras. A participação desse público é essencial para a existência do REMADIH, e todas as experiências por ele vivida em sala de aula e no uso do site nos faz aprimorar, dia-a-dia, esse projeto.

Se você tem boas experiências para compartilhar conosco, colabore com o REMADIH. Caso você queira trocar ideias e experiências vividas em sala de aula, ou mesmo sugerir propostas para o site, escreva-nos através do nosso canal Fale Conosco. Se você desejar compartilhar seu material de aula, acesse nossa seção Compartilhe seu material de aula conosco. Toda contribuição é bem-vinda!