Apresentação

Lista Notícias Estática

O I Simpósio Mineiro de Geografia foi idealizado com o objetivo de promover um debate para o fortalecimento da Ciência Geográfica no estado de Minas Gerais por meio da articulação entre os cursos em nível de graduação e pós-graduação. Com base na grande diversidade de contextos naturais, culturais e socioeconômicos do estado, os quais, os cursos de Geografia analisam e produzem conhecimento que contribuem para a melhoria da qualidade de vida nos diversos contextos regionais, definiu-se como tema para este primeiro simpósio: “Das Diversidades à Articulação Geográfica”.

Segundo dados do Sistema E-MEC o estado de Minas Gerais conta com 66 cursos de graduação ativos (bacharelado e licenciatura) e 4 Programas de Pós-graduação na área de Geografia, distribuídos entre universidades públicas (federais e estadual) e privadas. Esses cursos desenvolvem ações de ensino, pesquisa e extensão que trazem grande impacto para o desenvolvimento regional, quer seja, na proposição de políticas públicas, como na formação de professores de Geografia e Geógrafos com boa qualificação técnica-humana, e que têm o compromisso de trazer melhorias na qualidade de vida local/regional através do cumprimento de sua função como profissional e como cidadão.

No entanto, observamos que ainda falta um espaço para que essas experiências sejam compartilhadas, debatidas e replicadas em todo o estado. Para tanto, o Curso de Geografia da Universidade Federal de Alfenas-MG (UNIFAL-MG) convida toda a comunidade geográfica do Estado de Minas Gerais para participar do I Simpósio Mineiro de Geografia, a ser realizado entre os dias 26 e 30 de maio de 2014, que visa dar início ao debate sobre um “espaço” permanente de discussão para um diálogo saudável e produtivo entre os diversos cursos de Graduação e Pós-graduação na área de Geografia do Estado, propiciando o estabelecimento de parcerias entre as instituições e contribuindo para uma melhor formação do profissional da área de Geografia. Além das diversas discussões através de palestras e mesas-redondas, acontecerá ainda durante o evento o I Fórum de Coordenadores de Curso de Graduação e Pós-Graduação em Geografia, que objetiva nesse momento discutir sobre a periodicidade desse evento e debater formas de viabilizar parcerias na área de ensino, pesquisa e extensão, buscando fortalecer a Ciência Geográfica nos diversos contextos locais, regionais e estadual.

Ficaremos felizes em vê-lo em Alfenas-MG e contamos com sua colaboração na divulgação do evento entre suas redes de contato e reforçamos o convite para o envio de trabalhos.

Saudações Geográficas,

Comissão Organizadora