É poeta, jornalista e servidora pública. Nascida em Sabará (MG), vive em Belo Horizonte (MG). Transita por caligrafia, tipografia, bordado e outras linguagens. Em 2021, deu início a “alfabe)r(to”, livro em processo publicado no perfil do Instagram @diburim.docx, e auto publicou o livro “vulcã”, @diburim. Expôs em Uma Mostra – galeria virtual UNIFAL-MG (2022). Tem poemas publicados nas revistas Bufo, Quarup, A Zica e nos zines Goma e Eu Tenho uma Objeção. Participou do curso Poesia Expandida, da Casa das Rosas (São Paulo/SP; 2021), e da residência Abismo da Palavra/Pauta Desenho, no Teatro Espanca! (Belo Horizonte/MG; 2013).

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caligraçar

Suplantada pela digitação, a mão treinada para escrever entrega-se, então, a fazê-lo como brincadeira, experimentação e poesia. Busca desvencilhar-se de automatismos incorporados com os exercícios comuns ao processo de alfabetização de uma criança escolarizada na década de 1980, como contornar letras pontilhadas nas cartilhas e encaixá-las nas linhas dos cadernos de caligrafia, práticas marcadas pela repetição. Nos gestos dessa mão livre, a repetição poeticamente recompõe-se como diferença. Em letra cursiva ou de forma, decalque ou metamorfose, multiplicação ou espiral, o escrever abre-se ao desenhar que lhe é inerente quando manuscrito. No alheamento de quem, sem a pressa do teclado, rabisca a última folha de um caderno e faz dali o avesso de uma tela, a palavra desenhescreve-se: assim como se deixa uma aranha tecer, um caracol deslizar, uma nuvem passar. Faz-se poesia tal uma jardineira que, em vez de podar, deixa o mato grassar. Ou caligrassar. Ou, ainda, “caligraçar”, nomeando um conjunto de quatro poemas visuais escritos à mão, com caneta nanquim, em papel de seda de embrulho reaproveitado, depois escaneados ou fotografados. “aranha”, “caracol” e “nuvem” surgiram diretamente no papel, entre 2020 e 2021. “fim”, originalmente um poema tipográfico digital, parte do livro em processo virtual “alfabe)r(to”, foi recriado em caligrafia no ano de 2023.