Novas chamadas públicas para o Programa Ciência Sem Fronteiras

O Governo Federal lança mais um pacote de chamadas públicas para o Programa Ciência Sem Fronteiras para a realização de graduação "sanduíche" no exterior.  Os destinos são Austrália (Go8/ATN), Bélgica (ARES/VLHUR), Canadá (CALDO e CBIE), Coreia do Sul, Espanha, Finlândia, Holanda, Nova Zelândia, Polônia e Reino Unido, gerenciados pelo CNPq e Alemanha, Áustria, China, Estados Unidos, França, Hungria, Irlanda, Itália, Japão, Noruega e Suécia gerenciados pela Capes.

Mais informações disponíveis no site http://www.cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf/instrucoes

A inscrição do candidato deverá ser através do preenchimento do formulário on-line disponível na página do Programa até às 23h59 do dia 29 de setembro de 2014, para os editais gerenciados pela Capes, e até às 23h59 do dia 30 de setembro de 2014, para os editais gerenciados pelo CNPq.

Além do preenchimento do formulário on-line o candidato deverá entregar a ficha de candidatura, devidamente preenchida até 06 de outubro de 2014, na Assessoria de Relações Interinstitucionais, localizada no Prédio O, sala 306 ou 423, ou no DRGCA dos Campi de Poços de Caldas e Varginha.

Os candidatos que serão selecionados e indicados pela UNIFAL-MG deverão obrigatoriamente preencher os requisitos exigidos pelo Programa Ciência sem Fronteiras e pela UNIFAL-MG:

• Ser brasileiro ou naturalizado;
  • Estar regularmente matriculado em instituição de ensino superior no Brasil em cursos relacionados às áreas prioritárias do Ciência sem Fronteiras;
  • Ter obtido na média aritmética das cinco provas, incluindo a Redação, do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nota igual ou superior a 600 pontos, em exames realizados a partir de 2009.
  • Caso o candidato tenha realizado mais de um exame a partir de 2009 será considerada a maior média obtida a partir das notas disponibilizadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP (ESTE REQUISITO SERÁ ANALISADO APÓS A HOMOLOGAÇÃO PELA UNIFAL-MG);
  • Ter concluído no mínimo 20% e, no máximo 90% do currículo previsto para o curso de graduação, no momento do início previsto da bolsa;
  • Apresentar nível mínimo de proficiência na língua do país que pretende se candidatar conforme as exigências das respectivas chamadas públicas (ESTE REQUISITO SERÁ ANALISADO APÓS A HOMOLOGAÇÃO PELA UNIFAL-MG);
  • Não ter sido contemplado com bolsa de graduação sanduíche no exterior, financiada no todo ou em parte, pelo CNPq ou pela CAPES.
  • Apresentar perfil de aluno de excelência, baseado no bom desempenho acadêmico:
  • Coeficiente de desempenho acadêmico (CDA) maior ou igual a 7 ou Coeficiente de desempenho acadêmico (CDA) maior ou igual 6,5 desde que comprovem a participação em atividades de iniciação científica (com bolsa ou voluntária) e não estar reprovado em mais de 3 disciplinas (serão desconsideradas as disciplinas reprovadas caso já tenham sido cursadas com aprovação).

Serão consideradas como atividades de iniciação científica: PIBIC/CNPq, PIBITI/CNPq, BIC Nacional/FAPEMIG, Jovens Talentos para Ciência, PET e PIBID.

Para o cálculo da porcentagem de integralização do currículo será considerado a soma da carga horária de TODAS as disciplinas previstas para serem cursadas na dinâmica curricular do curso até o momento da viagem. Só serão analisadas as candidaturas onde o histórico anexado ao formulário on line do Programa for emitido após 20/08/2014 e constarem as disciplinas matriculadas no segundo semestre de 2014. Para aqueles que já anexaram o histórico com data de emissão anterior a 20/08/2014 deverão entregar o histórico atualizado juntamente com a ficha de candidatura.

É dever do candidato realizar a leitura cuidadosa da Chamada Pública do país para o qual está se candidatando. Alguns países colocaram restrições e não irão contemplar a candidatura de vários cursos de graduação, especialmente os cursos na área da Saúde.

Os candidatos que não entregarem a ficha de candidatura dentro do prazo estipulado não terão a candidatura homologada pela IES.

Mais informações: Assessoria de Relações Interinstitucionais
E-mail: arinter@unifal-mg.edu.br