Debate sobre altas taxas de juros abre ciclo de atividades no campus Varginha

Confira como foi o primeiro encontro do "UNIFAL Debate: desafios do Brasil no século XXI"

"Crise e juros: por que as taxas de juros são tão altas no Brasil?" foi o tema abordado no primeiro evento do ciclo "UNIFAL Debate: desafios do Brasil no século XXI", promovido pelo Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), entre os meses de junho e julho, no campus Varginha.

Realizada no auditório do campus, o primeiro debate aconteceu no dia 20/06, e foi prestigiado por um auditório lotado, onde alunos e professores de Varginha e, também, de outros campi, acompanharam as discussões sobre as altas taxas de juros brasileiras, conduzidas pelos professores convidados: Bernardo Miranda e Cláudio Caríssimo. Mais de 160 pessoas marcaram presença. Vale destacar que a participação do corpo docente nessas atividades é um dos objetivos do evento, que, conforme a organização, tem o intuito de engajar um debate de fato público, plural e fundamentado sobre temas de interesse coletivo.

Em sua fala, o professor Bernardo desfez mitos ou afirmações pouco precisas frequentemente veiculadas na imprensa sobre a relação da dívida pública e das taxas de juros. Chamou a atenção para o problema estrutural da financeirização e tornou mais aparente o mecanismo de transferência de renda dos mais ricos para os mais pobres por meio do pagamento de juros daquela dívida.

Já o professor Cláudio, apresentou diversos fatores que poderiam explicar as altas taxas de juros no país e, a partir de informações contábeis, encadeou uma argumentação lógica para mostrar como, aos olhos do mercado, o endividamento público afeta a credibilidade do governo e contribui para o aumento das taxas de juros. Entretanto, apresentou dados para mostrar que a desconfiança do mercado em relação ao pagamento dos juros da dívida pública brasileira não se justifica e que o custo social dos juros altos é um pesado fardo para toda a sociedade.

Após a intervenção dos professores, o auditório pôde fazer perguntas e comentários a respeito do assunto, enriquecendo ainda mais o evento.

O ciclo foi proposto com o objetivo de envolver a comunidade da UNIFAL-MG nas questões políticas e econômicas enfrentadas pelo Brasil atualmente. Por iniciativa de 16 docentes do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), o evento foi estruturado em torno de quatro eixos: Economia, Sociedade, Política e Universidade.

A organização convida as comunidades interna e externa da Universidade para participarem dos próximos debates, que acontecerão no auditório do campus, cuja programação é a seguinte:

04/07 (terça) - 19h / Sociedade
"POBREZA E CRIMINALIZAÇÃO DOS POBRES"
  • Ana Márcia Silva
  • Vanessa Dias
13/07 (quinta) - 19h / Política
"BRASIL: DEMOCRACIA FRÁGIL E ESTADO FORTE?"
  • Luciano Martorano
  • Santiane Arias
26/07 (quarta) - 19h / Universidade
"UNIVERSIDADE E JUVENTUDE"