Mestrado na área ambiental tem artigo citado em periódico de alto impacto

Versão para impressãoEnviar por email
Pesquisa envolve o ciclo de vida e o código de barras de DNA de microcrustáceos

Um artigo de autoria das acadêmicas Erika dos Santos Silva e Cínthia Bruno de Abreu, desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) da UNIFAL-MG foi citado no artigo de revisão da revista Trends in Ecology and Evolution este ano, cujo fator de impacto é de 16,19 (2014).

O trabalho intitulado “Alona iheringula Sinev & Kotov, 2004 (Crustacea, Anomopoda, Chydoridae, Aloninae): Life Cycle and DNA Barcode with Implications for the Taxonomy of the Aloninae Subfamily”, que caracteriza aspectos do ciclo de vida e o primeiro DNA barcode (código de barras do DNA) da espécie Alona Iheringula, sendo também o primeiro DNA barcode de microcrustáceos no Brasil, foi originalmente publicado na revista PlosOne em 2014, e citado na edição no artigo “DNA barcodes for ecology, evolution, and conservation”.

O estudo destes organismos é importante no entendimento de dinâmica de populações e as análises moleculares auxiliam no entendimento da taxonomia e conhecimento da biodiversidade desses organismos.

O trabalho fez parte do projeto de mestrado da acadêmica Erika, egressa do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais, que atualmente é doutoranda e bolsista do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais (PPGERN) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). A parte de biologia molecular foi realizada durante o projeto de PIBICT/FAPEMIG da aluna Cínthia Bruno de Abreu, atualmente bolsista CAPES do PPGCA da UNIFAL-MG.

Além das discentes, também são autores do trabalho os docentes: Profa. Maria José dos Santos Wisniewski e Profa. Tereza Cristina Orlando do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e o professor do Instituto de Ciências Exatas (ICEx), Célio Wisniewski.

Este trabalho, que contou com o financiamento da FAPEMIG, ressalta a importância da colaboração e interação de docentes e discentes de áreas diferentes, aumentando a interdisciplinaridade, importante para o Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Universidade.