Pesquisador avalia PL que proíbe o uso de animais em testes de produto cosmético

Versão para impressãoEnviar por email
Em audiência pública em Brasília, Prof. Thales Tréz expôs considerações ao projeto
Prof. Thales Tréz (à direita) com o senador Cristovam Buarque,
relator do projeto de lei 70/2014

O pesquisador do Instituto de Ciência e Tecnologia da UNIFAL-MG, Prof. Thales Tréz, participou de uma audiência pública em Brasília no dia 26/05, para debater o Projeto de Lei nº 70/2014, que visa alterar a lei que regulamenta o uso de animais (11.794/08), inserindo uma proibição ao uso dos mesmos, na pesquisa e desenvolvimento de produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos (HPPC).

De autoria do deputado federal Ricardo Izar, o projeto está nas mãos da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) do Senado Federal, sob relatoria do senador Cristovam Buarque, atual presidente desta comissão.

Segundo Prof. Thales, que é também presidente do Instituto de Promoção e Pesquisa para Substituição da Experimentação Animal (Instituto 1R), esta proibição vem sendo implementada em muitos países como Israel (2013), Índia (2014) e Nova Zelândia (2015). “A União Europeia recentemente também proibiu os testes, impedindo inclusive, a importação de produtos e ingredientes cosméticos testados em animais”, comenta.

Para o pesquisador da UNIFAL-MG, o Brasil precisa inovar os processos de pesquisa e desenvolvimento de HPPC, eliminando os ensaios de toxicidade com animais: “além de ganhar competitividade no mercado internacional, a sociedade vem demonstrando desagrado diante de tais testes, considerados cruéis e desnecessários”.  

Citando como exemplo o resgate dos cães da raça Beagle e também de ratos durante invasão ao Instituto Royal, no ano passado, o professor afirma que a maioria das pessoas desconhece que a prática de testar substâncias para avaliação de risco tóxico em animais é bastante comum em muitas empresas. “O que muita gente também não sabe é que estes testes não garantem segurança alguma, pois animais respondem de forma diferente dos humanos nos aspectos de metabolismo e fisiologia. Há crescentes evidências científicas demonstrando isso”, assegura.

Apesar de considerar o tema do PL 70/2014 de relevância incontestável, Prof. Thales pondera que tem uma redação confusa e que se for aprovado da forma como está constituída, não provocará mudanças significativas. “Não há menção à proibição de testes em animais com ingredientes com efeito desconhecido, apenas do produto acabado – o que, no Brasil, praticamente não ocorre. Atualmente existem muitos testes que não envolvem a utilização de animais, adotados inclusive por muitas empresas do setor”, argumenta.

De acordo com o pesquisador, já existem empresas renomadas no país que inovam neste setor, no entanto, ainda precisa pôr um fim definitivo nos testes e acompanhar a tendência mundial de abandono de tais abordagens de pesquisa envolvendo animais. “A lei tem uma função importante de forçar ajustes e adequações a práticas socialmente e eticamente condenáveis. No setor industrial de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos (HPPC), estas adequações são possíveis e urgentes. Se o PL não sofrer emendas, será uma lei inócua, para inglês ver. Outra emenda desejável seria ainda a proibição de importação de produtos de HPPC que tenham sido testados em animais (seja o produto acabado, ou seus ingredientes)”, opina.

Saiba mais sobre a audiência pública
Leia também, reportagem recente sobre a invasão do Instituto Royal
Página do Instituto de Promoção e Pesquisa para Substituição da Experimentação Animal (Instituto 1R): http://www.instituto1r.org
 
Foto: arquivo pessoal Prof. Thales Tréz